Celebrando o Dia Mundial das STEM, a DXC Technology anunciou o seu compromisso contínuo com o avanço da educação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) através de várias iniciativas destinadas a promover um local de trabalho diversificado e inclusivo.
Nesse sentido, a empresa lançou a 5º edição do concurso DXC Code Challenge trazendo de novo a promessa de despertar o interesse e a paixão dos jovens dos 1º, 2º e 3º Ciclos, entre os 7 e os 15 anos para o mundo da programação.
Esta iniciativa pretende aproximar estudantes portugueses da tecnologia e da ciência de forma divertida e colaborativa e materializa-se num concurso de programação nas tecnologias Scratch e MakeCode Arcade.
Todos os anos é escolhida uma temática como elemento central para a construção dos videojogos.
A edição deste ano diferencia-se das restantes adicionando uma forte componente social e pedagógica a este concurso tendo escolhido ser porta-voz no combate a uma necessidade global – Parar o Desperdício Alimentar.
O desperdício alimentar é um dos grandes desafios globais, afetando não apenas o meio ambiente, mas também a economia e a segurança alimentar.
Combinando tecnologia e valores numa única iniciativa para fazer a diferença, a iniciativa desafia os jovens a criarem os seus próprios Super Heróis que abraçarão a missão – Combate ao Desperdício Alimentar.
Pequenas escolhas, grandes impactos: “E se o chapéu de um cozinheiro ganhasse vida e transformasse todas as sobras? Cada migalha conta…”
Neste concurso, cada grupo de jovens terá de criar um videojogo de aventuras, existindo para tal três categorias: Kids, 1º ciclo dos 7 aos 9 anos, Júnior, 2º ciclo dos 10 aos 11 anos, e Sénior, 3º ciclo dos 12 aos 15.
A iniciativa não se destina apenas a contextos escolares, podendo as crianças concorrer a título individual ou formar grupos de dois com os irmãos ou amigos.
De destacar que na passada edição participaram de mais de 500 crianças e jovens de 46 estabelecimentos de ensino em Portugal.
O DXC Code Challenge conta novamente com o apoio da Happy Code para fazer chegar este concurso a cada vez mais jovens.
Nos Desafios Kids e Júnior, em pares, os participantes deverão criar um jogo bidimensional interativo em Scratch 3.0.
No desafio Sénior, recorrendo ao MakeCode Arcade e em pares, os participantes deverão desenhar um jogo de plataformas bidimensional (2D), criando múltiplos cenários e incluindo pelo menos 3 personagens no ambiente de jogo.
As inscrições estão abertas pelo que no decorrer dos próximos meses os jovens devem elaborar o seu projeto, com o envio do mesmo a ser feito até ao dia 2 de abril de 2025.
Segue-se a avaliação dos mesmos sendo que a revelação dos vencedores terá lugar no dia 31 de maio, numa cerimónia presencial em Lisboa.
Com um recorde histórico de 3.000 'startups', o primeiro dia da Web Summit Lisboa contou…
Trata-se de um novo projeto da Samsung que procura deixar todos a falar sobre o…
As projeções para o final do ano de 2024 apontam para um crescimento do e-commerce…
Os jogos online são cada vez mais apelativos para os mais novos, cujo entusiamo os…
O grupo tecnológico regista um crescimento de 20% em faturação face ao mesmo período de…
Com uma carreira na área de Marketing e Desenvolvimento de Negócios, o novo responsável acumula…