Duas startups portuguesas entre as finalistas do programa METRO ACCELERATOR

O Programa METRO Accelerator for Retail powered by Techstars entra na primeira etapa em que nove  startups, vão durante os próximos três meses, trabalhar nas suas soluções para desenvolverem um modelo de negócio. Entre as startups apuradas encontram-se duas portuguesas, a Sensei e a Sensefinity.

No total, trata-se de startups de sete países diferentes que conseguiram entrar no programa. São elas:

  • Sensei: Captura e análise de informação de retalho offline com a ajuda de dados de imagem existentes.
  • Sensefinity: Sensores inteligentes apoiados na Cloud, para monitorizar dados de produto e logística em toda a cadeia de fornecimento.
  • Mio Mobile: Robot de entrega e tecnologia de navegação para uma distribuição e entrega autónoma no espaço público.
  • Oriient: Solução de navegação interna de alta tecnologia, controlada pelo campo magnético da Terra e indicada para implementação direta independentemente da infraestrutura.
  • Whole Surplus: Solução B2B para o desperdício de alimentos para uma distribuição otimizada e justa no que se refere ao excesso de alimentos no setor do retalho.
  • Epinium: Avaliação em tempo real do preço dos produtos e avaliações para retalhistas offline e online, assim como fabricantes.
  • IamBot: Identificação de produto num chat de fotografias com links diretos para opções múltiplas de compras.
  • JustSnap: Gamificação de campanhas de descontos via análise direta de recibos.
  • Kptn Cook: Receitas para a comunidade foodie com link direto para o retalhista.

Acreditamos que estas startups promissoras oferecem precisamente as soluções que traders e retalhistas offline necessitam para crescer também no mundo digital e ir ao encontro das necessidades dos seus clientes”, refere, em comunicado, Andreas Wuerfel, Director Global Innovation Community METRO.

“A rápida e progressiva digitalização do Retalho – incluindo pequenos e independentes traders – é um tema chave para os mercados em todo o mundo. Com o nosso programa Accelerator, dirigimo-nos a esta questão no momento certo: algumas centenas de startups, de 24 países, em todo o mundo candidatam-se ao nosso programa. A METRO, a Real e a Techstars são vistas como especialistas e parceiras interessantes para startups”, acrescenta o executivo.

Durante três meses, as equipas irão receber o apoio intensivo de cerca de 100 mentores e obter até €120,000 em financiamento. A 5 de setembro, as equipas vão apresentar os seus resultados a investidores internacionais.

“Soluções como a inteligência artificial, a robótica e a Internet of Things representam o futuro dos tradicionais retalhistas offline e também para companhias multi-canal. Com o Accelerator, atraímos as startups mais interessantes no mercado e estamos agora a prepará-las para o mercado de investimento”, indicou Alexander Hafner, Managing Director Techstars for the METRO Accelerator for Retail.