DingTalk é a app de mensagens para empresas da Alibaba
A mais recente experiência de expansão da chinesa Alibaba foi, finalmente, lançada. A DingTalk é uma aplicação de mensagens desenvolvida a pensar em empresas de pequena e média dimensão, mas que verá o seu sucesso dificultado pela concorrência.
A aplicação já estava em fase beta desde dezembro mas só agora a Alibaba sentiu-se confiante para lançar oficialmente a DingTalk. A app foi desenvolvida para que o mundo empresarial pudesse ficar mais próximo das redes sociais aproveitando o que estas têm de melhor, como é o caso das chamadas em conferência ou das conversas em grupo que tornam as tomadas de decisão mais rápidas e menos complexas.
A DingTalk foi criada para ser utilizada por pequenas e médias empresas, garantindo um meio de comunicação mais direto. A aplicação está disponível apenas em chinês e é direcionada para os milhões de utilizadores presentes nas plataformas de e-commerce da Alibaba e que deverão considerar a expansão para a DingTalk uma transição natural.
Quanto às outras aplicações do género existentes no mercado chinês, a WeChat é a principal concorrente. Apesar de não ser exclusivamente empresarial, disponibiliza a hipótese de o utilizador criar contas de empresa que dão acesso a um nível de segurança superior. A WeChat tem cerca de 468 milhões de utilizadores, número que deverá ser difícil de ultrapassar pela DingTalk.
Não é a primeira vez que a Alibaba se aventura no mundo das aplicações de mensagens, tendo desenvolvido a Laiwang, projeto que não obteve frutos. A DingTalk, por outro lado, parece estar a entusiasmar o mercado corporativo que poderá fazer uso desta aplicação em múltiplas plataformas, desde o computador ao tablet ou smartphone.