Categories: Negócios

Dimension Data leva big data à Tour de France

A principal novidade é o Race Center, uma aplicação web alojada na plataforma de nuvem da Dimension Data, que foi desenvolvida em parceria com a A.S.O. Esta plataforma permite combinar dados da competição em tempo real, vídeo, fotografias, feeds de redes sociais e comentários das provas agrupadas em direto com um novo site de monitorização. A ideia é dar aos espectadores uma experiência digital imersiva que ultrapassa a cobertura televisiva da corrida.

A parceria tem tecnologias interessantes, como sensores de telemetria instalados debaixo do assento dos ciclistas destinados a transmitir dados em tempo real, que aumentam em dez vezes a largura de banda de transmissão. Isso significa menos interrupções ou “lacunas” nos dados, resultando numa comunicação mais contínua ao longo da competição.

O Race Center será hub digital da A.S.O. do Tour de France. O site de monitorização em direto resulta da evolução da recolha de Big Data em tempo real, análise de dados e plataformas digitais ao longo dos últimos 12 meses pela Dimension Data. 

Os telespectadores poderão ter acesso a informações mais ricas sobre cada um dos 198 ciclistas das 22 equipas, incluindo a velocidade, distância entre os corredores, composição do pelotão na competição, velocidade e direção do vento, assim como as condições meteorológicas predominantes.  

Em relação aos testes feitos na Tour do ano passado, a infraestrutura móvel da Dimension Data, que acompanha as diversas etapas, foi atualizada e ampliada. O intuito é que possa acomodar gráficos televisivos, a coordenação da competição, a recolha e a análise de dados das equipas responsáveis por disponibilizarem a solução ponta a ponta. Esta foi uma das maiores mudanças, já que no ano passado cada equipa trabalhou separadamente.

“As melhorias nas soluções deste ano significam que podemos fazer narrativas rigorosas e mais avançadas tal como acontecem, dando aos espectadores, aos meios de comunicação, aos fãs do ciclismo e aos comentadores da competição informações mais profundas sobre alguns aspetos desta modalidade que até agora não estavam disponíveis”, frisa Adam Foster, executivo do grupo de Desporto da Dimension Data.

“Este ano, estamos a trabalhar de forma mais abrangente, permitindo o acesso aos dados mais significativos da competição como as etapas, os ciclistas e as condições atmosféricas predominantes”, referiu, chamando de “emocionante” a capacidade de fornecer as informações à A.S.O. através de uma plataforma digital unificada. Não só porque a qualidade dos dados será mais valiosa para o envolvimento do espectador, mas também porque interage com uma geração de jovens que “dependem” de redes sociais e vídeo em direto para se envolverem. 

Christian Prudhomme, diretor do Tour de France na A.S.O, refere isto mesmo. “O crescimento sem precedentes nos diferentes canais sociais como o Instagram, Twitter, Facebook e vídeo em direto na competição do ano passado exigiu que estas tecnologias fossem adotadas e melhoradas para os espectadores modernos”, adiantou. 

O executivo acrescentou que o atrativo de ter acesso a várias redes sociais e vídeo em tempo real, com informações sobre a competição a partir de uma interface intuitiva “vai melhorar muito a qualidade da cobertura do Tour de France, e tornar-se um complemento essencial para o maior evento televisivo em tempo real do mundo.”

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

20 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago