Kaspersky: dicas para se proteger do phishing

Segundo os dados da Polícia Judiciária o registo de queixas de burla informática, no primeiro semestre deste ano,  já atinge as 4834. Estes números representam quase o dobro do valor registado há 6 anos durante o ano inteiro. O aumento do volume de queixas sustenta-se nos casos de compras online fraudulentas e no roubo de dados privados – phishing.

Durante os anos 2014 e 2015, a Kaspersky, notou um aumento de 9% na quantidade de páginas de phishing que roubam dados financeiros durante o 4º trimestre, em comparação com a média do resto do ano. O aumento acentua-se nesta altura do ano porque é quando existe um maior volume de compras na internet, seja através de computador ou dispositivos móveis.

Este ano, estima-se que no mundo inteiro se vão registar cinco mil milhões de transações na época natalícia. O valor esperado para  2016 é 5 vezes maior que o do ano passado. Dada a época alta para as vendas, é também uma época alta para os criminosos. Enquanto os clientes online fazem planos para os saldos e os vendedores preparam a afluência às lojas online, os hackers também se estão a preparar para atacarem.

Para evitar ser vítima destes ataques online os peritos de segurança da Kaspersky Lab deixam 12 dicas:

  1. Garantir que todos os seus dispositivos estão a utilizar um Internet Security Software.
  2. Assegurar a aplicação de updates de segurança no seu sistema operativo e aplicações assim que estiverem disponíveis.
  3. Utilizar apenas sites seguros. Procurar um URL que comece com ‘HTTPS://’. Procurar, também, por um cadeado fechado na barra do motor de busca.
  4. Utilizar uma única palavra-passe para cada site – utilizar uma mistura de letras, números, caracteres especiais e garantir que no total estes são pelo menos 15.
  5. Não clicar em links aleatórios que possam aparecer nos e-mails – é melhor colocar o que pretende procurar num URL, de modo a evitar o risco de ser apanhado num site de phishing. Se um produto parecer demasiado irresistível, procure-o diretamente no website, ao invés de clicar nesse link.
  6. Tentar utilizar sites que lhe são familiares ou dos quais já ouviu falar. Mas mesmo assim seja cauteloso – é frequente os criminosos alterarem o nome dos sites de forma a estes terem uma aparência mais familiar.
  7. Fazer uma investigação atenta no caso de realizar uma compra a um novo fornecedor. Um bom teste é tentar contactá-los para o caso de alguma coisa correr mal – procurar um e-mail, um número de telemóvel, uma morada e as condições de devolução. O feedback histórico de um fornecedor é outro bom sinal da sua honestidade e confiabilidade.
  8. Ser extra cauteloso na utilização do seu dispositivo móvel para compras online. URLs curtos, utilizados frequentemente por serem phone-friendly, podem esconder o facto de pertencerem a um site pouco seguro. Se necessitar de realizar uma transação ali, desligue a ligação Wi-Fi à qual estiver conectado e utilize os dados móveis do seu telemóvel. Senão, espere até estar ligado a uma conexão segura.
  9. Evitar a utilização de redes Wi-Fi públicas para transações confidenciais como fazer compras online – as redes Wi-Fi públicas são locais onde os hackers costumam atuar.
  10. Assegurar que as crianças não têm acesso às suas contas online, e garantir, também, que não conseguem aceder ao seu cartão de crédito e informações de conta.
  11. Fazer um backup regular dos seus dados para um CD, DVD, ou um USB externo para evitar a perda dos seus ficheiros pessoais no caso de ser vítima de um ciberataque.
  12. Verificar regularmente as suas contas para garantir que deteta, rapidamente, alguma atividade pouco comum ou fruto de uma fraude.
Andreia Luís

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