Em comunicado conjunto, as empresas referiram que os veículos sem condutor serão testados na Normandia e na região de Paris e que esperam conseguir disponibilizar o serviço ao público em 2019.
A colaboração Delphi com a Transdev irá proporcionar “um caminho para a comercialização da mobilidade autónoma e on demand” afirmou, Glen De Vos, Chief Technology Officer da Delphi.
A fornecedora de tecnologia automóvel norte-americana vai contribuir com o sistema autónomo de condução, que tem estado a desenvolver com a israelita Mobileye, startup recentemente adquirida pela Intel. Já a fornecedora de serviços de mobilidade francesa, vai gerir o projeto e será responsável pelos bilhetes, rotas e os comandos de controlo remoto.
Segundo Yann Leriche, Chief Performance Officer da Transdev, a Renault irá fornecer os carros sendo que o modelo escolhido para avançar com a iniciativa é o Zoe, o carro elétrico da fabricante de automóveis francesa.
A fase de testes vai começar ainda este ano em Rouen, com dois Zoe, e um autocarro em Saclay, nos subúrbios de Paris. Inicialmente, os veículos terão um condutor a bordo, por questões de segurança, mas o plano das empresas é que em 2018 seja possível iniciar as viagens sem qualquer condutor, controlados remotamente e monitorizados por operadores humanos.
Esta parceria é a mais recente de uma crescente rede de alianças globais destinadas a colocar veículos autónomos na estrada nos próximos quatro anos.
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