Dell Technologies e Wind River parceiras nas telecomunicações
Dell Telecom Infrastructure Blocks para Wind River simplifica o processo de implementação e gestão de infraestruturas open e cloud-native para operadores de rede móvel.
A Dell Technologies está a avançar com uma nova solução de infraestrutura de cloud em telecomunicações, desenvolvida em conjunto com a Wind River.
A ideia é auxiliar os Operadores de Serviços de Comunicações (CSP) a reduzir a complexidade, acelerando a implementação de cloud-native network.
De forma a potenciar, cada vez mais, estas soluções, o Programa de Certificação de Parceiros de Telecomunicações da Dell “simplifica o processo para que os parceiros de tecnologia validem e integrem os seus produtos, num ecossistema de open technology, em franco desenvolvimento”.
A Analysys Mason estima que o investimento no setor de infraestrutura de cloud, na rede CSP, irá “aumentar significativamente, passando dos 6,9 bilhões de dólares, registados em 2020, para os 30,1 bilhões, em 2026”.
No entanto, ao contrário do que acontece com as clouds típicas usadas pelas empresas, as clouds para redes móveis devem abordar áreas geográficas específicas e Acordos Restritos de Nível de Serviço (SLAs), para além de apoiar uma ampla gama de tecnologias de software, computação e networking que tornaram essas implementações complexas e caras.
“À medida que a rede de telecomunicações se desagrega, as operadoras de rede são desafiadas a adquirir, implementar, testar e operar, de forma efetiva, uma infinidade de soluções de open cloud”, refere Dennis Hoffman, senior vice president and general manager da Dell Technologies Telecom Systems Business.
“O nosso portfólio de software, soluções, laboratórios de desenvolvimento e programas de parcerias, incluindo a elaboração do primeiro sistema de cloud de telecomunicações com a Wind River, líder na implementação de Open RAN, permite-nos desenvolver parcerias com operadores de serviços de comunicações, de forma global, simplificando a sua transição para tecnologias cloud-native”, salienta ainda o responsável.