Categories: CloudInovação

Dell EMC expande portfólio de soluções HPC

Entre as novas soluções estão o Dell EMC HPC System for Life Sciences, com o servidor PowerEdge C6320p que permite acelerar os resultados para que os centros de bioinformática consigam trazer inovação a esta área com maior rapidez.

Outra das novidades são os novos serviços em cloud da Cycle Computing que orquestram e fazem a gestão da cloud, conectando-se aos três maiores serviços da cloud pública: Microsoft Azure, AWS e Google. Assim, como o Intel HPC Orchestrator para ajudar a simplificar a instalação, a gestão e a manutenção contínua dos sistemas de computação com alto desempenho.

Ao nível de servidores, sistemas convergentes e de armazenamento corporativo, as ofertas lançadas foram os servidores Dell EMC PowerEdge C4130 e R730 que estão agora disponíveis com NVIDIA Tesla P100 para PCI. Estes ajudam ao desenvolvimento de aplicações de aprendizagem profunda e intensiva, aplicando técnicas de inteligência artificial para promover avanços na ciência.

A Dell EMC anunciou que a Universidade de Pisa está  a usar  estes mesmos equipamentos para aprendizagem profunda de sequências de DNA.

Por outro lado, o Dell EMC Isilon, DSSD, ScaleIO e Elastic Cloud Storage (ECS) foram acrescentados ao portfólio expandido de HPC.

A empresa falou de outros casos de adaptação dos seus sistemas como o do centro de supercomputação do laboratório Lincoln do MIT (LLSC) que instalou um sistema HPC de 648 nós com processadores Intel Xeon Phi. O novo sistema “TX-Green” do LLSC ultrapassa um petaflop e proporcionou uma melhoria de quatro vezes na capacidade de computação permitindo pesquisas em área tão díspares como veículos robóticos, segurança cibernética, bioinformática ou controle de tráfego aéreo, entre outros.

Além disso, a Universidade de Pequim escolheu a Dell EMC para instalar dois clusters HPC para pesquisa cooperativa em crio-micróscopia eletrónica (crio-EM) com a Universidade de Harvard. Estes clusters, com 144 nós e cerca de 2 petabytes de armazenamento com Intel EE Lustre, possibilitarão aos pesquisadores da universidade o mapeamento a estrutura tridimensional de macromoléculas biológicas, para projetar inibidores e desenvolver novos medicamentos para tratar ou curar pacientes com cancro e outras doenças.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Chamadas suspeitas? Saiba como evitar burlas telefónicas

Eupago alerta para os perigos das fraudes telefónicas e reúne cinco dicas para a proteção…

6 horas ago

SOS Voz Amiga já ajuda em várias línguas com IA da Samsung

Através da tecnologia Tradução em Tempo Real entre diferentes idiomas da Galaxy AI, a SOS…

1 dia ago

TheFork junta-se à OpenAI como colaborador na fase de Research Preview do Operator

Com o Operator da OpenAI o processo de reserva torna-se mais fluido, ao navegar automaticamente…

2 dias ago

Fernando Vázquez segue em novas funções na Schneider Electric

Com esta nomeação, a empresa reafirma o seu compromisso de estar mais próxima dos seus…

3 dias ago

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

1 semana ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

1 semana ago