Dashlane e Google lançam OpenYOLO para proteger apps
A Google e a especialista em gestão de identidades Dashlane anunciaram o lançamento de um projeto open-source de API para melhorar a segurança dos utilizadores quando usam aplicações Android.
O projeto chama-se OpenYOLO (You Only Login Once) e é uma interface aplicacional que vai permitir aos programadores de apps acederem às palavras-passe armazenadas em serviços de gestão de passwords para que os utilizadores possam entrar nas aplicações Android de forma segura. A colaboração envolve mais empresas de gestão de identidades.
“Esta é uma iniciativa importante para a nossa indústria e para o estado da segurança dos utilizadores”, afirma Emmanuel Schalit, CEO da Dashlane, em comunicado. “Coletivamente, estamos comprometidos com o aumento da segurança dos utilizadores e acreditamos que a melhor forma de o fazer é liderar projetos de segurança open-source”, continuou.
A Dashlane vai encabeçar a colaboração com outras empresas de gestão de passwords, com a intenção de contribuir para o desenvolvimento das capacidades de segurança e desenvolvimento de software e desenhar e implementar a OpenYOLO. Sendo as passwords a primeira linha de defesa dos utilizadores, a cooperação entre as empresas que fazem esta gestão é considerada um passo importante para simplificar a segurança em todo o tipo de aparelhos.
“A Google está entusiasmada por apoiar o lançamento deste projeto com a Dashlane e ajudar a criar um novo standard aberto para a autenticação em aplicações”, sublinha Iain McGinniss, executivo da Google. “Este projeto faz parte do nosso histórico apoio a standards abertos de tecnologia que oferecem experiências boas e seguras aos utilizadores finais.”
Os fundadores da OpenYOLO pretendem que a API se estenda para lá dos aparelhos Android e permita uma implementação universal por parte de várias aplicações e gestores de passwords em todas as plataformas e sistemas operativos.