A parceria entre a Dachser e o instituto de investigação de energia solar tem como objetivo descobrir a quantidade de energia que estes painéis podem gerar durante um ano. Os painéis foltovotaicos em cima de um reboque podem contribuir para a melhoria da sustentabilidade ambiental da empresa e da sua pegada ecológica.
Para conseguirem ver o impacto desta medida, os parceiros alojaram o protótipo num reboque, colocando sobre ele uma unidade de armazenamento de bateria, painéis solares, aquecimento no compartimento de carga, sensores de temperatura e um sistema de controlo.
Maxie Beutler, responsável pelos testes, explica que “dependendo da quantidade de sol que recebem, os painéis geram até 1.700 watts. Com a energia dos painéis fotovoltaicos e da unidade de armazenamento, a temperatura no compartimento de carga é mantida estável a dois graus celsius”.
Os resultados deste projeto-piloto mostrarão o potencial da energia solar gerada em viagem. Beutler acrescenta ainda que apesar de ainda ser especulativo “se pudéssemos usar a energia solar durante uma fase posterior de desenvolvimento, ou seja, em unidades de refrigeração, camiões industriais ou tecnologias de acionamento alternativas, isso contribuiria significativamente para melhorar a sustentabilidade ambiental”.
Há já vários anos que a divisão Network Management & Organization da Dachser conduz investigações com o protótipo de um reboque solar, implementado localmente perto do Centro Logístico de Ulm, na Alemanha. A equipa de investigação conseguiu adquirir informações valiosas sobre os testes que realizou durante esse período e aplicou-os ajustando o sistema.
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