Categories: EmpresasNegócios

Critical Software reforça presença na área espacial

A Critical Software, empresa especializada no desenvolvimento e comercialização de sistemas de informação críticos, reforçou em 2013 a sua presença na área espacial com três importantes projetos de referência, nomeadamente a finalização da verificação e validação dos três satélites que compõem a constelação SWARM e dois contratos com a Agência Espacial Europeia para o desenvolvimento do software de controlo de duas missões da ESA.

Os três satélites que compõem a constelação SWARM foram recentemente lançados pela ESA, Agência Espacial Europeia, do cosmódromo Russo de Plesetsk. O objetivo da constelação é estudar o campo magnético terrestre através da medição dos sinais magnéticos emitidos pelo Planeta Terra, tendo em vista encontrar explicações para os fatores naturais que afetam o nosso planeta.

A Critial Software participou no projeto de construção destes satélites, sendo responsável pela verificação e validação do software de controlo dos satélites que compõem a SWARM, garantindo a conformidade com os standards de qualidade da ESA e que o mesmo se encontra livre de erros que pudessem comprometer a sua missão.

A Critical Software ganhou, ao longo deste ano, dois importantes contratos com a Agência Espacial Europeia, na ordem dos sete dígitos cada um, com vista ao desenvolvimento do software de controlo de duas missões da ESA que estão em fase de construção, o Solar Orbiter e o satélite Trace & Gas Orbiter.

O lançamento do Solar Orbiter está previsto para janeiro de 2017, tendo como missão a recolha de informação relativa ao Sol de forma a permitir compreender melhor o comportamento deste corpo celeste.

Já o satélite Trace & Gas Orbiter, que compõe a missão a Marte promovida pela Agência Europeia, tem o seu lançamento previsto para janeiro de 2016 e os seus objetivos são o mapeamento das fontes de gás metano e outras provindas de Marte, o apoio à seleção do lugar de aterragem do Rover Europeu e assegurar as comunicações entre o Rover e a Terra.

“A Critical Software tem conseguido manter uma posição constante e relevante em vários programas das agências espaciais norte americana e europeias, quer no desenvolvimento de software de controlo, quer na sua verificação e validação independente. É mais uma prova da qualidade dos profissionais, da engenharia e da tecnologia portuguesas que lideram nalguns dos mercados mais exigentes a nível mundial. A colaboração com as agências espaciais tem-nos permitido também a expansão da nossa oferta, know-how e especialização para outros setores de atividade complementares e de semelhante exigência tecnológica, como por exemplo de Defesa ou Aeronáutico”, afirma Paulo Guedes, Business Development Manager da Critical Software.

Cátia Colaço

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago