Critical Software bate recorde com 26 milhões de euros em 2015

O crescimento foi ainda mais forte nos lucros antes de impostos, 178% para 2,5 milhões de euros. A expansão dos negócios da Critical Software na União Europeia e Estados Unidos foi a responsável pelo avanço, com evolução positiva nos sectores  da energia, serviços financeiros, telecomunicações e espaço.

“2015 foi um ano forte, um ano bom. Crescemos a dois dígitos e melhorámos de forma muito significativa as nossas margens de rentabilidade e produtividade na generalidade dos sectores de negócio onde atuamos”, comenta o CEO da Critical Software, Gonçalo Quadros. “A globalização da nossa cultura e a forma como estruturámos a engenharia tem trazido ganhos relevantes à nossa eficiência operacional e à eficácia como respondemos às empresas líderes nas diferentes partes do globo com que estamos ou queremos trabalhar”, acrescentou, dizendo-se confiante na continuação do crescimento em 2016.

Sintomático dessa expectativa é o processo de recrutamento da empresa, que está quase sempre em aberto.

O anúncio dos resultados anuais chega numa altura em que a Critical conseguiu renovar a marca CMMI nível 5 – uma das avaliações em engenharia de software prestigiadas, reconhecidas e exigentes, que afere  a maturidade de processos e desempenho organizacionais.  “É muito saboroso receber mais uma vez a marca CMMI nível 5 – são já sete anos ininterruptos em que mantemos tal distinção”, lembra Gonçalo Quadros. Este é uma espécie de cartão de visita da Critical Software, cujo alvo são empresas muito exigentes, com soluções complexas.

A Critical foi mesmo a primeira empresa em Portugal a obter o CMMI nível 5, em 2009, fazendo parte de um grupo restrito de 810 organizações em todo o mundo. A empresa faz ainda parte de um pequeno grupo de poucas dezenas de organizações à escala global em que tanto as metodologias de desenvolvimento de software waterfall (mais tradicionais) como também as metodologias ágeis estão qualificadas com o CMMI nível 5.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago