Crescimento de smartphones da Samsung diminui

A Samsung está a abraçar o menor crescimento de lucro em smartphones desde 2007, com a rival Apple a entrar na competição pelo domínio do mercado chinês, no valor de 80 mil milhões de dólares.
O negócio de dispositivos móveis da Samsung, que ganha dois terços do lucro da empresa, está sob pressão a partir do momento em que a Apple vai disponibilizar os seus iPhones através da China Mobile, a maior operadora do mundo, a partir de dia 17 de janeiro. A Samsung vende há sete anos smartphones através da mesma operadora.
Espera-se, também, que a Apple apresente smartphones com ecrãs maiores no outono, quando tradicionalmente apresenta os seus produtos, neutralizando um ponto que a Samsung “abraça” desde que introduziu o Galaxy Note nos finais de 2011.
Kim Young-Chan, analista da Shinhan Investment, afirma que “o declínio do lucro em mobile é inevitável, com a maioria do crescimento a vir de telemóveis mais baratos e com menor margem, enquanto a competição em high end vai apenas concentrar-se no negócio dos iPhones da Apple na China”.
O lucro de operação da divisão de mobile devices da Samsung vai, provavelmente, crescer apenas um dígito ou mesmo diminuir em 2014, depois de aumentar o seu tamanho em oito vezes nos últimos cinco anos.
“O seu negócio já foi atingido no quarto trimestre pelas fortes vendas do iPhone e o impacto vai continuar, pelo menos, até ao final do primeiro trimestre”, declarou Kim.