Categories: Segurança

Coreia do Sul reforça defesas depois de ciberataque

A Coreia do Sul disse que hoje vai reforçar as suas defesas cibernéticas, depois do sistema informático da sua infraestrutura nuclear ter sido atacado, colocando em risco a segurança dos seus 23 reatores.

A Korea Hydro and Nuclear Power (KHNP), a empresa responsável pela gestão das centrais nucleares sul-coreanas, revelou ontem ter sido alvo de um ciberataque. Seul já apontara um dedo acusatório ao governo de Pyongyang face a incidentes semelhantes ocorridos no passado, mas, apesar da forte suspeita, ainda não atribuiu formalmente as culpas a ninguém.

A Presidente sul-coreana Park Geun-hye ordenou a inspeção às infraestruturas nacionais, incluindo as centrais nucleares, testando a resiliência das suas defesas contra aquilo que caracterizou de “ciber-terrorismo”.

As forças policiais estão a conduzir investigações para apurar as dimensões da investida que atingiu a KHNP, apesar de esta afirmar que os dados acedidos pelos hackers não colocam em xeque o devido funcionamento das centrais nucleares.

A líder política da República da Coreia asseverou que a segurança das instalações nucleares é crucial para salvaguardar a segurança da população, pelo que o sucedido é inaceitável.

Escassos momentos após as declarações da Presidente, um indivíduo que apresentava-se como o responsável pelo ciberataque voltou a ameaçar a rede nuclear da Coreia do Sul e publicou mais uma série de dados roubados na mesma conta do Twitter que já utilizara em ataques anteriores.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago