O programa “Inovação Social para combater a pobreza energética” é uma iniciativa da Ashoka e da Fundação Schneider Electric, que conta com o apoio da Foundation de France em parceria com a Enel, cuja última edição foi lançada em meados de 2017 com o objetivo de identificar as 15 organizações mais inovadoras com projetos e soluções criativas para lidar com a pobreza energética e promover a sustentabilidade na Europa. No passado mês de maio, os vencedores da edição 2017-2018 reuniram-se em Roma para a Cimeira Final Europeia, na qual foram nomeados os 5 projetos com o maior impacto social, de 5 países diferentes, entre os quais se encontra o projeto português Coopérnico que tem como missão envolver os cidadãos e empresas na criação do novo paradigma energético – renovável e descentralizado – em benefício da sociedade e do meio ambiente.
Os 15 vencedores do programa são uma amostra, muito diversa, de inovadores sociais da Alemanha, Grécia, Itália, Portugal e Espanha, todos eles comprometidos numa luta contra a pobreza energética e a promoção da sustentabilidade nos seus países e na Europa. Os 15 vencedores participaram num processo intensivo de consultoria, de 12 semanas, que os ajudou a projetar uma estratégia efetiva para aumentar o seu impacto. Cada empreendedor social contou com o apoio de uma equipa de assessores e consultores qualificados, com um total de aproximadamente 300 horas de sessões de tutoria.
Durante o encontro em Roma, os empreendedores sociais apresentaram os seus projetos e os desenvolvimentos realizados durante as 12 semanas de acompanhamento e, posteriormente, tiveram a oportunidade de participar em quatro reuniões, individuais, com parceiros estratégicos que lhes forneceram feedbacks e sugestões sobre as suas estratégias.
Rita Marouço da Coopérnico, afirma que “Portugal tem o segundo preço mais caro da Europa, na compra de energia. Como cooperativa de energias renováveis, que alia à sua natureza social, o apoio a projetos de solidariedade, educacionais ou de proteção ambiental, é um orgulho para a Coopérnico estar no lote de vencedores dos melhores projetos a nível europeu para a Ashoka e para a Fundação Schneider Electric. Tentamos ter um papel na produção de energia nacional, através do desenvolvimento de projetos relacionais com energias renováveis, bem como, tentamos integrar mais energia renovável na rede elétrica portuguesa. Queremos continuar a construir um modelo energético renovável, justo e responsável que possa contribuir para um futuro social, ambiental e energeticamente sustentável.”
Durante o evento, a Fundação Schneider Electric e a Ashoka apresentaram, numa mesa redonda, as ações realizadas para promover a sustentabilidade e abordar a pobreza energética na Europa e onde se debateram as melhores práticas atuais, tendo como oradores: Gilles Vermot Desroches (Chief Sustainability Officer e General Delegate da Fundação Schneider Electric), Arnaud Mourot (Codirector da Ashoka Europa), Alessandro Valera (Director da Ashoka Italia), Bettina Mirabile (Enel, Sustainability Projects and Practice Sharing) e Marylin Smith (The Energy Action Project).
Os vencedores beneficiaram de incentivos financeiros e investimentos, competências técnicas e outras formas de apoio, em espécie, até um valor de 10.000 euros.
Os inovadores sociais vencedores foram:
O segundo dia da Cimeira centrou-se, por completo nos inovadores sociais com o objetivo de criar e fomentar uma comunidade europeia de pessoas comprometidas numa luta contra a pobreza energética. Os representantes da Schneider Electric apresentaram o seu Programa de combate da pobreza energética e as diferentes ferramentas de suporte que estão à disposição dos inovadores sociais. De seguida, Marylin Smith da Energy Action Project (EnAct) apresentou o Observatório da pobreza energética da União Europeia e mostrou como criar uma comunidade europeia de empreendedores sociais focados nesta temática através das redes sociais. Por último, os vencedores da última edição mostraram os seus projetos e o apoio que receberam depois de terem sido selecionados. Por fim, Giulia Sergi da Ashoka Globalizer realizou um workshop sobre Smart Networking.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…