‘Conta Integrada’ centraliza informação da Segurança Social
O Instituto de Informática apresentou o projeto da nova ‘Conta Integrada’, com o qual pretende marcar uma nova visão no relacionamento da Segurança Social com os cidadãos e as empresas. Assim, através de novas tecnologias web e de relacionamento, esta ‘Conta Integrada’ vai permitir a centralização de informação e funcionalidades de contribuições e pagamento de prestações numa nova perspetiva do cliente.
O objetivo é tornar mais fácil a instituição de um novo modelo de relacionamento da Segurança Social com contribuintes e beneficiários no que respeita à sua “Conta Corrente”. Tal será feito, por exemplo, através de uma maior simplificação e análise das situações individuais, assim como através de uma melhoria da produtividade e redução de custos.
Esta nova abordagem visa igualmente simplificar a integração de novos processos de negócio, uma vez que as funcionalidades essenciais estarão disponíveis centralmente, o que pretende conduzir a uma melhor perceção dos clientes, cidadãos e empresas no sistema da Segurança Social.
Com este modelo pretende-se ainda estabelecer a base para futuras implementações de novos sistemas e reformulações do Sistema de Informação da Segurança Social e do Emprego, na componente de contribuições e pagamento de prestações.
Refira-se que a Segurança Social procedeu, ao longo dos últimos anos, à consolidação e otimização dos processos de gestão centralizada da informação de pagamento de prestações, declaração e registo de remunerações, contribuições e outros valores, criando a atual base de conhecimento utilizada por todos os serviços que necessitam de informação para a prossecução dos seus objetivos.