Consumidores utilizam IA generativa para planear viagens

Também 44% dos utilizadores que marcaram viagens geradas com IA reservaram atividades recomendadas a partir de sugestões de restaurantes.

Num mundo cada vez mais digital, a Inteligência Artificial Generativa está a revolucionar vários setores de atividade, e a indústria do turismo e viagens não é exceção – os consumidores estão a mudar a forma como planeiam e marcam as suas férias.

O estudo “Why Generative AI Is A Game Changer For Leisure Travel“, da Oliver Wyman, revela a tendência crescente de utilização de aplicações de IA generativa neste setor.

À medida que esta tecnologia evolui, os consumidores estão cada vez mais conscientes de que podem incorporá-la no seu dia-a-dia, para obterem melhores resultados.

Quanto ao planeamento de viagens, os entusiastas da IA generativa confiam cada vez mais nestas ferramentas para criar itinerários completos, com experiências cada vez mais personalizadas e eficientes.

Diz o estudo que cerca de 58% dos inquiridos e 82% dos que utilizaram recentemente a IA generativa estão dispostos a utilizá-la novamente para planear viagens.

Uma tendência que fará a utilização da IA generativa continuar a aumentar, impulsionada pela satisfação dos utilizadores com as recomendações fornecidas por esta tecnologia – mais de 75% dos inquiridos estão satisfeitos ou muito satisfeitos com as sugestões da IA generativa, reconhecendo a sua eficácia e utilidade.

A utilização massiva da IA generativa não decorre, apenas, de melhorias na tecnologia, mas também da alteração das expectativas dos consumidores – a sua facilidade de utilização e as possibilidades de personalização bem como a sua capacidade de simplificar processos complexos são muito valorizadas.

O relatório da Olivwer Wyman conclui que as camadas mais jovens, membros de programas de fidelização e amantes de cruzeiros são os maiores entusiastas da aplicação da IA generativa: 59% dos inquiridos com idade inferior a 45 anos já utilizaram estas ferramentas para planear as suas viagens.

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E 45% dos membros do programa de fidelização admitem ter utilizado a IA generativa com o mesmo intuito, reforçando a ligação entre a fidelidade à marca e a adoção de novas tecnologias, tal como 54% dos inquiridos que fizeram pelo menos um cruzeiro desde 2022.

Entre os viajantes de cruzeiros mais jovens, o entusiasmo é ainda maior: 82% já utilizaram a ferramenta.

A IA generativa também é particularmente popular em viagens de custo mais elevado e de média duração (quatro e dez noites). É utilizada com mais frequência por pessoas que viajam sozinhas ou em família, devendo as empresas de viagens considerar o desenvolvimento mais rápido de ferramentas mais especializadas para este tipo de viagens.

Os operadores “devem estar atentos e reconhecer a oportunidade de capitalizarem a crescente utilização da IA generativa pelos consumidores”, revela o relatório.

No entanto, o mesmo relatório antecipa que os operadores que não investirem na IA generativa enfrentarão riscos financeiros significativos.

Se as agências de viagens online continuarem a ganhar quota de mercado devido à adoção destas tecnologias, as empresas de viagens tradicionais poderão perder uma parte considerável das suas receitas.

A partir de um cenário nos EUA, as agências de viagens em linha poderão aumentar a sua quota do mercado em 17% pontos percentuais (de 50% para 67%) até 2029, o que se traduziria em mais de 2 mil milhões de dólares em comissões adicionais, caso se mantenha a atual dinâmica do mercado.