Categories: Segurança

Consumidores preocupados com privacidade dos seus dados

O relatório da Capgemini “Privacidade, por favor: Por que o retalho precisa repensar a personalização” (Privacy Please: Why Retailers Need to Rethink Personalization, em inglês), menciona que a segurança e invasão da privacidade são os principais problemas relacionados aos dados. O relatório revela mesmo que os principais fatores que contribuem para o sentimento negativo são a segurança dos dados (76%) e o comportamento invasivo do retalho (51%).

O ceticismo do consumidor aumenta com a ocorrência de incidentes desencadeadores, inclusive a atualização de políticas de privacidade durante fusões e aquisições e investigação do retalho pelos órgãos reguladores acerca de uma possível violação das políticas de segurança de dados.

A recolha de dados torna-se mesmo uma intrusão, diz a consultora: “As tecnologias consideradas intrusivas foram vistas com grande suspeita, inclusive o monitoramento do tráfego na loja (84% negativo) e reconhecimento facial (81% negativo)”.

No entanto, as atividades de personalização foram recebidas de forma positiva em todo o mundo. O relatório indica que o sentimento de 80% dos consumidores em relação à personalização foi positivo globalmente. No entanto, existem discrepâncias entre as regiões – o sentimento em relação às ofertas personalizadas dos retalhistas na América do Norte é positivo, enquanto na Europa, é misto.

Encontrar o equilíbrio entre privacidade e personalização é, na verdade, um mistério para a maioria, sendo que apenas 14% dos retalhistas são vistos de forma positiva pelos consumidores em personalização e privacidade. Um número significativo de marcas causou desconforto aos consumidores, tendo 29% deles declarado estarem insatisfeitos com as iniciativas de personalização e privacidade do retalho, principalmente devido a programas de fidelidade invasivos, excesso de e-mails promocionais, mau atendimento na loja física e instruções confusas para aceitação e cancelamento de e-mails.

O relatório foi elaborado tendo por base mais de 220 mil conversas mapeadas durante seis meses e envolvendo 65 grandes retalhistas, que faturam em conjunto mais de um milhão de milhões de dólares.

Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

20 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago