Categories: Negócios

Conselho B!T: Aplicação Telpark facilita pagamento de parquímetros

Primeiro, uma confissão: estacionei algumas (vá, muitas… imensas….) vezes no Porto, onde resido, sem colocar a bendita da moeda no parquímetro, na esperança de que os fiscais não tivessem a desfaçatez de me querer fazer cumprir a lei.

Mas a verdade é que desde que a concessão do estacionamento pago na via pública do Porto passou para as mãos da empresa privada Empark a “coisa” mudou de figura. Porque basta uma ligeira distração e “pumba”, o belo envelope laranja com aviso de pagamento surge como que por milagre no parabrisas. Era altura de cumprir escrupulosamente a lei.

O que é uma “chatice”, diga-se. Porque, hoje, mais do que caçar Pokémons, ando à procura de moedas para colocar nos parquímetros e evitar a febre “laranja” que ataca o parabrisas.

Daí que surgiu a opção Telpark, uma aplicação que a empresa que ganhou a concessão disponibiliza para o pagamento das taxas de estacionamento. Está obviamente disponível na Google Play e App Store e mesmo via browser.

As grandes vantagens são, desde logo, não ter de andar à caça de moedas (é necessária a introdução de um cartão de crédito para pagamento) e o facto de permitir um maior fracionamento do período de estacionamento do que os parquímetros.

Basta colocar a matrícula do veículo, escolher em que zona está (o preço difere consoante a zona da cidade) e escolher o tempo que vai ficar. Mais ainda, imagine que está em uma reunião e termina o tempo. Não é preciso deixar a reunião para ir colocar nova moeda. Basta abrir a aplicação e prolongar, apenas com um clique, o período de tempo de estacionamento. Pode ainda colocar um alarme para avisar que o tempo está perto de terminar.

E se for uma pessoas que facilmente se esquece onde estacionou o seu veículo, a aplicação também lhe permite, através de GPS, saber onde foi feito o estacionamento.

O histórico dos estacionamento fica igualmente arquivado.

Mas como sabem os fiscais que pagamos, se não há papel no tablier? Fácil. Os agentes andam com uma máquina e a primeira coisa que fazem é introduzir a matrícula para verificar se foi feito o pagamento via app. Pelo menos assim o espero. Mas daqui a 1:59:37 segundos já vos digo alguma coisa…

Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago