Como proteger a conta do Instagram

A grande popularidade desta rede social levou os peritos da Kaspersky Lab a refletir sobre a forma como utilizamos o Instagram e a quantidade e tipo de conteúdos que realmente partilhamos, dando cinco conselhos que, uma vez seguidos, permitirão usufruir da aplicação e partilhar os conteúdos de uma forma segura:

  1. Password: passo fundamental quando se cria uma conta. Assegure-se que escolhe uma password forte e única, que inclua letras, números e símbolos. Assim, evitará que os hackers a consigam obter facilmente.
  1. Privacidade: este conselho dependerá do quão goste de se exibir online. Se for muito zeloso da sua intimidade e só pretender partilhar os seus conteúdos com pessoas que conhece, continue a ler esta dica. Selecione a opção de “Conta Privada” dentro da secção “Opções”, assim evitará que estranhos consigam ver as suas imagens. Isto é especialmente recomendável aos pais, por exemplo, que queiram partilhar com amigos e família fotografias dos seus filhos. Só recomendamos a configuração “Público” em último caso ou se for uma empresa ou instituição.
  1. Saber o que partilha: como acontece com outras redes sociais, existem marcas e ferramentas que se introduzem na API do Instagram para facilitar, por exemplo, a partilha de imagens ou a participação em concursos. Mas já se perguntou se estas aplicações necessitam realmente de toda a sua informação? Se não sabe a resposta, o melhor é iniciar sessão na sua conta do Instagram e verificar com que apps a sessão foi iniciada, já que a sua conta pode estar assim mais vulnerável.
  1. Cuidado com os (as) bots: no caso dos homens, é muito possível que até com uma conta privada recebam solicitações de mulheres muito atraentes em busca de noivo ou com muito dinheiro para partilhar. A isto chamamos de fembots, ou mulheres robot. Não existem, pelo que não caia na tentação de lhes escrever mensagens privadas, ou clicar nos links que lhe enviam.
  1. Violação de contas: este é um assunto muito popular, com mais de 1.300 milhões de resultados no Google a ensinar como fazer o “Instragram account hacking”. Nunca siga esses links.

Se a sua conta foi pirateada, inicie sessão e mude de imediato a password e ajustes de privacidade. Se não for possível, aconselhamos a visitar o “Centro de Ajuda” da rede social, onde poderá estabelecer uma nova password além de reportar conta de spam, entre muitas outras situações.

Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

24 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago