Como permanecer na vanguarda do Big Data

 

Existem claros indícios de que as empresas de média dimensão começam a perceber as vantagens que o Big Data lhes pode trazer.

Mas como podem os líderes empresariais garantir que obtêm retorno do investimento e que se mantêm na vanguarda? O sucesso dependerá do percurso escolhido para mudar a forma tradicional de trabalho, otimizar a análise de dados e melhorar a comunicação com o cliente.

Um estudo levado a cabo pela Techaisle, com 3360 empresas, mostra que “a maior taxa de sucesso (determinada por uma implementação bem sucedida de um projeto de big data em seis meses) foi conseguida quando foi pedido a uma empresa ou consultor externo que desenvolvesse prova de conceito, aconselhamento sobre arquitetura de base de dados e por último uma solução de análise de big data.”

Estas conclusões correspondem às nossas experiências. Normalmente, as empresas de média dimensão não têm um analista de dados dedicado. Essa responsabilidade costuma recair sobre um colaborador que ainda está a tentar ambientar-se ao rápido desenvolvimento de novas ferramentas e técnicas de análise de dados, e tem de o fazer juntamente com uma série de outras atividades empresariais importantes.

Daí que seja importante que as empresas ajudem os seus colaboradores, para que estes possam singrar rapidamente. Esta ajuda pode passar pelo desenvolvimento de projetos de consolidação de dados (para consolidar dados guardados em diferentes locais) e projetos de análise de dados. O objetivo é melhorar o controlo e aumentar as vendas comunicando com o cliente de uma forma verdadeiramente pessoal e relevante, através de todos os canais.

É fulcral também fazer uma combinação entre análise de dados, composição documental dinâmica, gestão de produção multicanal e relatórios de campanha; deste modo aliviamos os nossos clientes da necessidade de fazer grandes investimentos em novo software e hardware de análise de dados, bem como contratar um grupo de especialistas que prepare, execute e avalie as suas campanhas de comunicação ou marketing personalizadas.

É também importante poder facultar uma versão piloto aos possíveis clientes, para que estes possam experimentar o serviço. Isto pode ser implementado num espaço de seis semanas, o que será eventualmente um fator crítico neste campo em rápida mudança.

Quer os líderes empresariais continuem com o seu parceiro externo, quer decidam que os benefícios conseguidos justificam agora um analista de dados interno, o processo tem de continuar a evoluir para assegurar que a empresa continua a focar-se em mais do que recolher dados para análise e agir de acordo com as informações. Esta é a única forma de ter novas informações sobre os impactos das operações e aprender mais sobre os clientes, acompanhando o seu interesse pelos produtos e serviços das empresas.

Como resultado final, as empresas transformam as relações com os clientes, aumentam as vendas, operam mais eficazmente e melhoram o serviço ao cliente.

Jorge Silva

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