Como a Aldo entrou na era digital com SAP Hybris

“Havia uma sensação de que precisávamos de passar para o próximo nível em termos de e-commerce”, explica o diretor de tecnologia da Aldo, Lance Martel, à B!t. O executivo falou com alguns jornalistas durante a recente conferência SAP Sapphire, precisamente porque é com várias soluções da gigante alemã que a marca está a fazer a sua transformação digital.

Quase tudo mudou no verão de 2013, quando a retalhista de moda fez a migração para Hybris, a empresa de e-commerce que a alemã SAP tinha acabado de comprar. “Sentimos que a Hybris era a melhor solução para nós”, explica Martel.

Entre os problemas que a Aldo precisava de resolver estavam imprecisões no inventário e pouca fiabilidade do sistema em momentos de grande tráfego no site.

Além de Hybris, a Aldo implementou recentemente a solução Fashion Management Solution (FMS) e S/4Hana Finance. “Estamos a passar por um exercício significativo de transformação aplicacional, com a SAP no centro, e continuaremos a fazer evoluir as nossas experiências digitais.”

Um dos projetos mais interessantes que a cadeia está a conduzir é a aplicação do conceito loja conectada, que se iniciou no final de 2015. “Instalámos uma série de tecnologias em 23 sapatarias, que vão desde soluções para os vendedores a iPads e ecrãs táteis, que dão aos consumidores acesso integral ao inventário e a possibilidade de verem lookbooks e contextualizarem os produtos na loja”, revela Martel. A Aldo também lançou uma aplicação móvel no ano passado. “Muito disso é construído em cima do Hybris.”

Para já, estas 23 lojas estão todas localizadas nos Estados Unidos e Canadá, onde são detidas pela casa-mãe. No caso da Europa e também de Portugal, as lojas são franchisadas (cerca de mil) e só depois dos pilotos bem sucedidos haverá uma estratégia de expansão. “Se entrar numa loja da Aldo e vir um iPad que tem um catálogo, é tudo alimentado pelo Hybris, mas é uma versão muito personalizada para o iOS”, adianta o responsável. Também estão a testar a substituição dos terminais de pagamento, tornando-os móveis (com iPads e iPhones 6), sendo que no próximo ano haverá uma decisão sobre esta área. “Tanto o software como o hardware e o formato de pagamento serão redefinidos.”

Questionado sobre a escolha da SAP, Martel explica que não é uma questão de nome, mas das tecnologias que melhor se adaptam às necessidades da empresa. Prova disso é que a Aldo usa tecnologias diferentes para várias áreas – por exemplo, Google for Business e CRM da Salesforce. “Estamos a ver um movimento acelerado para o digital, no nosso caso. Tomámos uma série de boas medidas para implementar as tecnologias e plataformas certas, e agora estamos em modo iterativo, a trabalhar com os consumidores para perceber quais são as suas expectativas, e como podemos melhorar o serviço”, explicita o CIO.

Ainda assim, Martel admite que o retalho está numa fase muito incipiente de digitalização. “Não vejo as lojas como uma grande experiência, hoje em dia; os retalhistas têm de pensar na loja como uma experiência, tem de ser construída em torno disso.” E vaticina para os próximos cinco anos: “Vamos começar a ver mais foco na experiência do cliente dentro da loja e a tecnologia estará lá para ajudar nisso.”

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

18 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago