A Capgemini, provedora global de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, anunciou a assinatura de contrato de três anos com a Comissão Europeia para a implantação de uma plataforma de dados abertos. A meta é desenvolver, lançar e operar um único portal pan-europeu, que reunirá informações públicas de 39 países. Os dados serão disponibilizados para todos os residentes da Europa que tenham acesso à internet.
A Capgemini Consulting, empresa de consultoria em estratégia e transformação do Grupo Capgemini, liderará o projeto, coordenando os outros participantes, como Sogeti, Intrasoft International, Open Data Institute, Fraunhofer FOKUS, con terra, University of Southampton e time.lex.
O consórcio ajudará a administração pública de cada um dos 39 países a implementar políticas sobre dados abertos, para garantir a sua aceitação e fornecimento, além de comprovar o impacto económico decorrente do seu reaproveitamento, conforme detalhado no recente G8 Open Data Charter. Isto inclui promover o conhecimento sobre os requisitos organizacionais e técnicos, necessários para fomentar a publicação dos dados públicos, administrando treinamentos, desenvolvendo estratégias de interação com grupos de utilizadores e promovendo condições de licenciamento amigáveis que possam ser reaproveitadas.
As empresas do setor privado também vão participar neste projeto, a fim de possibilitar a criação de novos produtos e serviços, na medida em que os cidadãos se preparam para fazer escolhas mais fundamentadas. O projeto cobrirá toda a cadeia de valor dos dados, desde a evolução dos gastos com auxílio internacional por país até informações detalhadas sobre projetos de pesquisa financiados pela União Europeia, registos de emissão e transferência de poluentes de instalações industriais.
Além do desenvolvimento e lançamento do portal de dados abertos europeu, o contrato inclui serviços que permitirão a visualização dos dados públicos coletados pelas administrações públicas dos Estados-Membro da União Europeia e outros países que fazem parte do Espaço Económico Europeu (EEE) em portais de dados abertos. Tais serviços incluirão a elaboração de relatórios de análise, estudo sobre o impacto económico provocado pela publicação dos dados públicos e relatório sobre a sustentabilidade da infraestrutura do portal.
“Um volume cada vez maior de informações é publicado todos os dias, a cada hora, minuto e segundo, em todas as regiões – grandes e pequenas. Com o crescimento da digitalização da sociedade, a quantidade de dados em todo o mundo deve aumentar de forma exponencial. Para a União Europeia, surgem duas perguntas: como ela pode garantir a acessibilidade e o reaproveitamento dos materiais coletados pelas administrações públicas? E quão valiosos eles são? Este projeto estratégico é o coração de todas as atividades voltadas a dados abertos e big data no setor público na Europa. Também servirá como plataforma para o envolvimento de empresas privadas, de todos os tamanhos, que atuam na área de dados abertos e análise preditiva de dados”, diz o vice-presidente e líder da Capgemini Consulting para a União Europeia, Dinand Tinholt.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…