Categories: EmpresasNegócios

Comissão europeia assina contrato com consórcio liderado pela Capgemini

A Capgemini, provedora global de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, anunciou a assinatura de contrato de três anos com a Comissão Europeia para a implantação de uma plataforma de dados abertos. A meta é desenvolver, lançar e operar um único portal pan-europeu, que reunirá informações públicas de 39 países. Os dados serão disponibilizados para todos os residentes da Europa que tenham acesso à internet.

A Capgemini Consulting, empresa de consultoria em estratégia e transformação do Grupo Capgemini, liderará o projeto, coordenando os outros participantes, como Sogeti, Intrasoft International, Open Data Institute, Fraunhofer FOKUS, con terra, University of Southampton e time.lex.

O consórcio ajudará a administração pública de cada um dos 39 países a implementar políticas sobre dados abertos, para garantir a sua aceitação e fornecimento, além de comprovar o impacto económico decorrente do seu reaproveitamento, conforme detalhado no recente G8 Open Data Charter. Isto inclui promover o conhecimento sobre os requisitos organizacionais e técnicos, necessários para fomentar a publicação dos dados públicos, administrando treinamentos, desenvolvendo estratégias de interação com grupos de utilizadores e promovendo condições de licenciamento amigáveis que possam ser reaproveitadas.

As empresas do setor privado também vão participar neste projeto, a fim de possibilitar a criação de novos produtos e serviços, na medida em que os cidadãos se preparam para fazer escolhas mais fundamentadas. O projeto cobrirá toda a cadeia de valor dos dados, desde a evolução dos gastos com auxílio internacional por país até informações detalhadas sobre projetos de pesquisa financiados pela União Europeia, registos de emissão e transferência de poluentes de instalações industriais.

Além do desenvolvimento e lançamento do portal de dados abertos europeu, o contrato inclui serviços que permitirão a visualização dos dados públicos coletados pelas administrações públicas dos Estados-Membro da União Europeia e outros países que fazem parte do Espaço Económico Europeu (EEE) em portais de dados abertos. Tais serviços incluirão a elaboração de relatórios de análise, estudo sobre o impacto económico provocado pela publicação dos dados públicos e relatório sobre a sustentabilidade da infraestrutura do portal.

“Um volume cada vez maior de informações é publicado todos os dias, a cada hora, minuto e segundo, em todas as regiões – grandes e pequenas. Com o crescimento da digitalização da sociedade, a quantidade de dados em todo o mundo deve aumentar de forma exponencial. Para a União Europeia, surgem duas perguntas: como ela pode garantir a acessibilidade e o reaproveitamento dos materiais coletados pelas administrações públicas? E quão valiosos eles são? Este projeto estratégico é o coração de todas as atividades voltadas a dados abertos e big data no setor público na Europa. Também servirá como plataforma para o envolvimento de empresas privadas, de todos os tamanhos, que atuam na área de dados abertos e análise preditiva de dados”, diz o vice-presidente e líder da Capgemini Consulting para a União Europeia, Dinand Tinholt.

Jocelyn Auricchio

Atua como jornalista especializado em tecnologia há mais de 20 anos, escrevendo para as maiores empresas de mídia do Brasil, como Editora Abril e Jornal O Estado de São Paulo. Além de foco em cobertura B2B e B2C, tem especial interesse nos bits e bytes do mundo hacker. Entusiasta por tecnologia desde que conseguiu formular as primeiras frases, está em busca de um mítico notebook para jogos com grande autonomia de bateria. Acredita em café bom, chocolate amargo e comida decente.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago