O Instituto Nacional de Estatísticas diz que o comércio eletrónico no nosso país é utilizado por 30, 2 por cento das pessoas na faixa etária dos 25 aos 34 anos. Estes dados foram obtidos no Inquérito à Utilização da Tecnologias de Informação e da Comunicação pelas Famílias.
No total, o comércio eletrónico é utilizado por 14,8 das pessoas entre os 16 e os 74 anos, informa o INE.
Este inquérito indica ainda que no ano de 2013, 64 por cento das pessoas com idades compreendidas entre 16 e 74 anos utilizam computador e 62,1 por cento acedem à Internet, o que aumenta a semelhança dos valores e trajetórias das duas séries de dados.
A diferença entre estes dois indicadores era quase de 5 p.p. em 2009 e reduziu para cerca de 2 p.p. este ano. As taxas de crescimento médio da utilização de computador e Internet foram de 5 por cento em 2009 e de 7 por cento em 2013.
São os jovens entre os 16 e os 24 anos que mais utilizam computador e Internet, diminuindo consoante a idade vai aumentado. É a partir dos 45 anos em que a proporção de utilizadores de computador e Internet regista proporções inferiores à média nacional.
O inquérito revelou ainda que 66,7 por cento dos agregados familiares residentes em Portugal têm computador em casa e 62,3 por cento têm acesso à Internet.
Com estes resultados, verifica-se a tendência cada vez maior das famílias portuguesas no acesso às novas tecnologias. Entre 2009 e 2013 o acesso a computadores aumentou quase 11 pontos percentuais e o acesso à Internet aumentou 14 p.p. Mais de metade destes acréscimos ocorreram em 2009 e 2010, registando valores da ordem de 1 p.p. no ano corrente.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…