Colt e Ciena aceleram velocidade transmissão em conectividade transatlântica
As duas empresas alcançaram um novo patamar ao ultrapassarem os limites de velocidade e de capacidade de rede em cabos submarinos transatlânticos de 6.400 km.
A Colt Technology Services (Colt) e a Ciena anunciaram uma nova etapa na conectividade transatlântica ao concluírem com sucesso o primeiro teste de transmissão de dados em comprimento de onda de 1,2 Tb/s através do Atlântico, usando o cabo submarino Grace Hopper da Colt.
O teste recorreu à tecnologia avançada, coerente e programável de 1.6Tb/s da Ciena WaveLogic 6 Extreme (WL6e) e teve como principal objetivo estabelecer novos standards de desempenho e eficiência energética nas redes submarinas transatlânticas.
O sucesso desta transmissão “assinala uma evolução determinante na infraestrutura de telecomunicações à escala mundial”, já que ao utilizar a tecnologia WL6e, a Colt conseguiu duplicar a capacidade de comprimento de onda por comparação com os resultados obtidos nos testes com a tecnologia coerente da geração anterior, reduzindo adicionalmente o consumo de energia em 50%.
Este avanço não só melhora os níveis de eficiência espectral (quantidade de informação transmitida através da rede), mas também otimiza a capacidade total da rota em cerca de 15%.
Ao conjugar as tecnologias óticas da Ciena com a capacidade da infraestrutura digital da Colt, é possível explorar novas oportunidades para as empresas poderem responder positivamente às mudanças nos requisitos de largura de banda e de latência, sem afetarem negativamente a redução das suas emissões de carbono.
Buddy Bayer, chief operating officer da Colt Technology Services, referiu a este propósito: “Temos um longo histórico em testes e no fornecimento de tecnologias pioneiras de infraestrutura digital. É fantástico podermos ampliar estas valências aos nossos recursos submarinos com este teste.”
Por seu turno, Jamie Jefferies, VP and General Manager, International, da Ciena, sublinhou: “a colaboração entre a Colt e a Ciena neste teste de transmissão através do Grace Hopper produziu resultados sem precedentes no que diz respeito ao desempenho da rede transatlântica e à eficiência energética. Ao duplicarmos a capacidade e reduzirmos para metade o consumo de energia, elevámos a fasquia no fornecimento de soluções inovadoras e sustentáveis que respondem às necessidades das empresas em constante evolução.”
O cabo submarino Grace Hopper – assim apelidado em homenagem à cientista pioneira em computação e oficial da marinha dos EUA – liga o Reino Unido aos EUA, através de uma estação de amarração em Bude, na Cornualha, e desembarca em Nova York.
Este é um dos dez sistemas submarinos e das doze estações de amarração que a Lumen EMEA detinha e que integram agora os ativos da Colt, após a conclusão da aquisição em novembro de 2023.
A significativa capacidade de comprimento de onda na rota Grace Hopper da Colt, oferece aos clientes a possibilidade de acederem a serviços comerciais de 400Gbe, e está pronta para serviços de 800Gbe com potencial para incluir ofertas Optical On Demand no futuro.
O WL6e da Ciena é a primeira solução ótica coerente de banda larga da indústria.
Usando a mais avançada tecnologia de silício 3nm de última geração, tem capacidade para transportar até 1,6 terabits por segundo.
Após o teste bem-sucedido, a Colt planeia implementar o WL6e na sua rede de produção para que os clientes possam aceder aos vários serviços de 400Gbe e aos de 800Gbe no futuro, acelerando assim os planos de transformação dos seus negócios.