Com o Windows 10 chega também um novo browser com funcionalidades que o singularizam. Chama-se Spartan e traz com ele novos modos de visualização e navegação mas também uma assistente pessoal.
Já há algum tempo que se falava na possibilidade de surgir um novo browser da Microsoft que pudesse substituir o Internet Explorer e Joe Belfiore veio confirmar as suspeitas. Spartan é uma das potencialidade do Windows 10 e foi apresentado como o resultado de uma evolução indispensável aos utilizadores.
O projeto Spartan tem três características essenciais que o pode distinguir dos restantes. Foi criado um modo note taking, que permite rabiscar, adicionar comentários e até selecionar apenas uma parte da imagem e guardá-la ou partilhá-la. Isto acontece porque a página é congelada no ecrã e transforma-se, assim, numa imagem que pode ser trabalhada tendo sempre em vista o objetivo de maior produtividade.
O modo taking notes não está pensado apenas para ecrãs tácteis, sendo possível utilizá-lo em qualquer dispositivo tal como o segundo modo disponível no browser e apresentado por Joe Belfiore, vice-presidente de sistemas operativos da Microsoft. O modo de leitura nasce da constatação de que a atividade mais recorrente na internet é ler e, por isso mesmo, este modo vai permitir transformar os textos de forma personalizável e inclui uma lista de páginas a ler que pode ser guardada offline.
Quem também está presente no Spartan é Cortana, a já conhecida assistente pessoal digital da Microsoft, que com a extensão ao Windows 10, chega também ao novo browser. A assistente foi integrada no projeto e aprende com o comportamento do utilizador, conseguindo antecipar as suas necessidades. Para além disso, Cortana fornece informações sobre as páginas que o utilizador está a visualizar, tornando o Spartan no único browser com uma assistente pessoal.
Recorrendo aos principais conceitos evidenciados durante toda a apresentação da Microsoft, o projeto Spartan pretende mudar a forma como as pessoas utilizam os computadores e restantes dispositivos, facilitando a interação e promovendo a personalização.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…