São as novas Iniciativas Empreendedoras de Investigação (Entrepreneurial Research Initiatives – ERI) selecionadas pelo CMU Portugal entre um total de 24 candidaturas. Os projetos destacaram-se pelo “elevado potencial de inovação” na resolução de problemas concretos, colocando os resultados ao serviço das pessoas e da economia.
Com o arranque de mais quatro ERI, naquele que foi o segundo concurso promovido pelo programa CMU Portugal, aumenta para 11,2 milhões de euros o valor investido em investigação avançada de carácter interdisciplinar, empreendedor e inovador, em articulação com o tecido empresarial.
“O painel de peritos internacionais que avaliou as candidaturas voltou a destacar a qualidade científica dos projetos a concurso, reforçando o seu contributo e o potencial de impacto no contexto económico, social e científico”, indica João Claro, diretor nacional do programa CMU Portugal, que é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
No total, participam nesta edição mais de 40 instituições e empresas, entre parceiros institucionais e empresariais, com um volume de cofinanciamento previsto de 1,4 milhões de euros.
Entre as empresas envolvidas estão a Petrogal/Galp Energia, Sapo Labs, Veniam, Priberam, Lusotechnip Engenharia, Action Modulers, BMD Software, First Solutions, Steinbeis Advanced Risk Technologies e Voice Interaction.
O objetivo, diz o professor João Claro, é prosseguir a “aposta em projetos de investigação em que o desenvolvimento de conhecimento se integra estrategicamente com a criação de soluções para problemas concretos, com impacto social e económico.” Todas as iniciativas envolvem equipas multidisciplinares, com a participação obrigatória de investigadores de instituições portuguesas, da CMU e um ou mais parceiros empresariais.
Todos os projetos de investigação selecionados são de base tecnológica. Eis a lista de projetos:
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…