Esta tendência tem por base a rapidez do armazenamento em Flash, bem como a rápida diminuição dos custos associados. Oferece, deste modo, novas possibilidades para negócio, sejam as TI executadas em centros de dados tradicionais ou em serviços de Cloud Computing. Mas o impacto não acontece a solo: o Cloud Computing é também uma peça fulcral do puzzle do armazenamento.
São TB e TB de dados que necessitam de ser controlados – os volumes aumentam enquanto vai lendo este texto – e é necessária uma tecnologia que os consiga processar de forma célere. A tecnologia Flash é, neste momento, a mais apropriada. Inclui performance e disponibilidade, ou seja, a possibilidade de uma adopção mais rápida do Cloud Computing.
No entanto, os discos rígidos tradicionais ainda não saíram de cena. Prevê-se uma combinação entre armazenamento em Flash e discos rígidos, numa vertente híbrida, para a maioria das aplicações baseadas em Cloud. Permitem uma melhoria drástica no tempo de resposta das aplicações e na eficiência dos centros de dados.
Apesar disso, existem algumas aplicações de nicho que justificam um sistema de armazenamento 100% Flash, principalmente as que envolvam aplicações que executem transacções. Certo, é que chegará o dia em que será realista descartar o armazenamento puramente mecânico. Principalmente se tivermos em conta que, actualmente, telemóveis, tablets e laptops dependem de tecnologia de armazenamento em Flash.
Portanto, e a diversos níveis, sejam ao nível do consumidor, da empresa, ou do fornecedor de serviços, a tecnologia Flash emerge como uma solução de ruptura, cuja adopção será conduzida pela necessidade de mudança de velocidade na condução de negócios. Para além disso, trará melhorias significativas para a Cloud em termos de escala, acelerando todos os processos.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…