Closer instala preçário digital no Millennium BCP

O objetivo do projeto era cumprir as exigências do Banco de Portugal, otimizar processos e prestar um melhor serviço ao cliente. O projeto foi baseado na tecnologia proprietária Presentime da Closer.

Um dos primeiros pontos a que a solução de Preçário Digital responde é à regulação do sector, que inclui o Aviso 8/2009 do Banco de Portugal. Esta normativa obriga os bancos a divulgarem o preçário completo e permanentemente atualizado dos seus produtos e serviços em todos os locais de atendimento ao público, incluindo sucursais e websites.

“Segundo este Aviso, entre outros aspetos, são estabelecidos os requisitos mínimos de informação que devem ser satisfeitos na divulgação das comissões, despesas e taxas de juro dos produtos e serviços financeiros disponibilizados ao público, devendo estar em lugar bem visível e de acesso direto, em dispositivo de consulta fácil, nomeadamente com recurso a meios eletrónicos”, explica Germano Pó, da direção de marketing de retalho do Millennium BCP.

O banco tinha diversos preçários na Intranet que serviam de suporte à existência física do dossier de preçário em papel, disponível ao público nas sucursais. Era um documento extenso e difícil de consultar, sendo que as coimas por falta de atualização ou atualização incorreta podem variar entre os 3000 e os 1,5 milhões de euros por cada infração.

João Amorim, responsável pelo projeto, refere que a Closer fez uma abordagem simples e de baixo custo, conectável a qualquer tipo de monitor. “Este facto foi claramente distintivo em relação a outras soluções que analisámos na altura, nomeadamente a utilização de tablets (Android ou Windows), que nos pareciam de dimensão desadequada, ou outras soluções de “kiosk” mais elaboradas e, por isso, demasiado caras para o objetivo de massificação dos equipamentos por todas as sucursais.”

Digital Signage

A solução, criada com a Direção de TI do Millennium BCP,  conjuga o uso de um ecrã tátil de 23’’ com uma infraestrutura Presentime para publicar o Preçário Digital, atualizado em tempo real. Também torna a pesquisa mais rápida e permite aumentar a imagem se necessário.

O desenvolvimento da aplicação web foi feito pela Closer sob orientação da Direção de Comunicação do Banco e da Direção de Compliance. Para garantir a precisão da informação, foi criado um processo único de atualização do repositório central na Intranet de todos os preçários do grupo Millennium, e um processo automático de distribuição multicanal. Os automatismos garantem a atualidade dos documentos nos “endpoints” e o tratamento adequado do seu versionamento e publicação. A Closer também providenciou o trabalho de preparação das equipas de “rollout” e de suporte técnico na implementação e suporte.

“Face aos ambiciosos desafios deste projeto, podemos dizer que foi um sucesso e que atingimos o objetivo de implementação de uma ferramenta de gestão centralizada e uma solução de Preçário Digital completamente inovadora ao nível da banca em Portugal”, refere João Amorim.

Em termos de custos, a solução garante poupanças de 230 mil euros a cada cinco anos. Noutras vertentes, reduz a carga administrativa e elimina os constrangimentos associados ao papel. No futuro, o objetivo é que os elementos digitais presentes nas sucursais do Millennium sejam em cada vez maior número e cada vez mais integrados.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

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