Aquela que foi a única empresa portuguesa a participar neste concurso europeu, desenvolveu uma ferramenta de gestão 100% nacional – pensada, desenhada e produzida em Portugal – que, garantem os responsáveis, reinventa a forma como se prestam serviços de limpeza e higiene em Portugal e na Europa.
Com esta solução, a Climex “tornou-se na primeira empresa europeia a desmaterializar todo o processo de execução e monitorização dos serviços de limpeza, criando soluções de aumento de produtividade em benefício da atividade e bem-estar dos seus clientes”, disse Sara Hipólito, diretora de Marketing, Inovação & Training da Climex.
O mentor do projeto foi o administrador Ricardo Mascarenhas, que lançou o desafio à equipa do projeto para repensar o modo como idealizavam o serviço de limpeza.
“Uma vez que a Climex foi pioneira na adequação das novas tecnologias à gestão do serviço de limpeza não existia no mercado uma solução que satisfizesse as nossas necessidades”, explica Sara Hipólito, adiantando que procuraram um parceiro tecnológico que tivesse a capacidade de programar o desenho funcional idealizado pela Climex e que refletisse os processos. Tudo com o intuito de agilizar todo o processo operacional das equipas de supervisão e com a vantagem de dar visibilidade de toda a operação ao cliente. “Queríamos um field service que permitisse ao cliente aceder a toda a informação com total transparência, que permitisse aos nossos gestores de clientes gerirem eficazmente as suas equipas e que permitisse de igual modo uma maior mobilidade das equipas de supervisão”.
Com o CMS todos os procedimentos que envolvem o serviço de limpeza – desde a contratação à monitorização – são digitais e integrados numa única plataforma acessível a partir de qualquer aplicativo com ligação à internet.
Diz a empresa que esta trata-se de uma solução de gestão em tempo real que permite planear, organizar e monitorizar de forma eficiente todo o serviço de limpeza. “É uma ferramenta intuitiva onde se registam todas as tarefas realizadas nas instalações do cliente, com a informação a ficar de imediato disponível para consulta 24h/7d. Todas as atividades são geolocalizadas, garantindo assim a viabilidade e precisão da informação”.
Através do CMS, a Climex pretende oferecer um serviço mais transparente, rápido e eficiente, que agiliza todas as questões burocráticas, ao diminuir a troca de correspondência em papel, o número de deslocações, o tempo de espera, etc., alcançando assim uma gestão mais eficaz, através de uma supervisão em tempo real e de forma remota, ajustando estratégicas e gerindo possíveis avarias de equipamentos on time.
Aos clientes é possível acompanhar em tempo real o serviço de limpeza contratado, assumindo um papel ativo no processo, “mas ficando com mais tempo disponível para se focar no seu core business”, explica a empresa.
Com um investimento de 150 mil euros, e um ano de implementação, os resultados falam por si, garantem. E dizem ainda que o envolvimento dos clientes tem sido crescente e o índice de satisfação aumentou. “No processo de avaliação de satisfação registou-se um crescimento de 92,5% nas taxas de respostas. A celeridade da informação permitiu à Climex melhorar a produtividade em algumas atividades entre 80% a 100%”.
Em apenas seis meses, diz a empresa que conseguiu ainda diminuir o consumo médio de combustível em 13,5%, contribuindo para a redução da sua pegada ecológica.
Sara Hipólito disse à “Vida Económica” que o maior desafio no desenvolvimento da solução foi precisamente colocar de forma clara os processos Climex numa aplicação móvel através de um parceiro tecnológico diferente do parceiro tecnológico que desenvolveu o ERP. “O segundo desafio foi garantir a conformidade da informação sem criar entropias nos processos Climex. Tornar compatíveis linguagens tecnológicas era o desafio esperado e, portanto, mais fácil de ultrapassar”.
Quanto às dificuldades técnicas/tecnológicas inerentes à implementação da ideia e projeto Sara Hipólito diz que, por um lado, tiveram a ver com a questão de ser uma ideia totalmente inovadora, pelo que não havia e não há nada semelhante no mercado. “Criar uma plataforma que por um lado obtivesse informação do nosso ERP (Microsof Dynamics NAV) e todos os processos do nosso negócio para as áreas Operacionais, Recursos Humanos e Logística e disponibilizá-las ao Supervisor através do terminal móvel. A garantia de que essa informação era coerente e atualizada foi um dos desafios”.
Para já, esta solução será para consumo da Climex e dos clientes. “É desenhada com base nos processos da Climex e por isso feita à medida. A solução é flexível e evolutiva o que nos permite, através do nosso parceiro, desenvolver, implementar melhorias e adequá-las às necessidades crescentes do mercado e dos nossos clientes no que diz respeito à gestão de contratos de serviços de limpeza. O cliente pode gerir o contrato e todos os SLA (Service Level Agreement) e KPI acordados através do Climex Mobile System”.
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