Claranet implementa portal do colaborador da Ciben

A empresa portuguesa foi responsável pela implementação e suporte da solução web na Claranet, desenvolvida com uma filosofia self-service, integrada com os recursos humanos do ERP Primavera. 

O propósito da Claranet era implementar uma solução que dotasse as várias áreas de autonomia relativamente às questões básicas de recursos humanos, tais como consultas de dados do funcionário, marcação e aprovação de férias, consultas de vencimentos e de declarações anuais para efeitos de IRS.

“O PdC permite estabelecer uma interação mais direta com os colaboradores, centralizar e informatizar dados dispersos em papel/excel e melhorar o desempenho da gestão de recursos humanos”, explica Miguel Teixeira, gestor de vendas da Ciben. “Desenvolver e implementar o Portal do Colaborador na Claranet foi um grande desafio, mas graças ao trabalho da equipa conseguimos superá-lo com sucesso e estamos muito orgulhosos desta parceria”, congratulou-se.

Os processos incluem: consulta e alteração de dados pessoais do funcionário, pedido, consulta e registo de férias e de alterações mensais ao processamento salarial – faltas e horas extra, mapas e estatísticas diversas, integração com ERP Primavera – Recursos Humanos, Microsoft Excel e Microsoft Exchange, entre outros.

Sónia Rato de Jesus, diretora de recursos humanos da Claranet em Portugal, sublinha que a Ciben foi mais uma parceira que uma fornecedora. A solução foi escolhida por responder a um critério base – a articulação com o módulo de recursos humanos do software Primavera, além de permitir adaptar às nossas necessidades da multinacional.

A mais-valia do portal para a área administrativa de recursos humanos centra-se na distribuição e consulta dos recibos de vencimento mensais, agendamento e aprovação de férias – tarefas que antes consumiam bastante tempo. A implementação do projeto durou cerca de 2 meses.

“Gostaria que o Portal de Colaborador pudesse nos próximos anos englobar a área de documentação de recursos humanos (ao nível de repositório de documentos pessoais e CVs), bem como integrar com a plataforma de avaliação de desempenho que é utilizada no Grupo Claranet”, indica Sónia Rato de Jesus.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago