Claranet implementa portal do colaborador da Ciben
A especialista em serviços geridos Claranet contratou a Ciben para desenvolver o seu Portal do Colaborador, que está já a ser usado por 150 funcionários.
A empresa portuguesa foi responsável pela implementação e suporte da solução web na Claranet, desenvolvida com uma filosofia self-service, integrada com os recursos humanos do ERP Primavera.
O propósito da Claranet era implementar uma solução que dotasse as várias áreas de autonomia relativamente às questões básicas de recursos humanos, tais como consultas de dados do funcionário, marcação e aprovação de férias, consultas de vencimentos e de declarações anuais para efeitos de IRS.
“O PdC permite estabelecer uma interação mais direta com os colaboradores, centralizar e informatizar dados dispersos em papel/excel e melhorar o desempenho da gestão de recursos humanos”, explica Miguel Teixeira, gestor de vendas da Ciben. “Desenvolver e implementar o Portal do Colaborador na Claranet foi um grande desafio, mas graças ao trabalho da equipa conseguimos superá-lo com sucesso e estamos muito orgulhosos desta parceria”, congratulou-se.
Os processos incluem: consulta e alteração de dados pessoais do funcionário, pedido, consulta e registo de férias e de alterações mensais ao processamento salarial – faltas e horas extra, mapas e estatísticas diversas, integração com ERP Primavera – Recursos Humanos, Microsoft Excel e Microsoft Exchange, entre outros.
Sónia Rato de Jesus, diretora de recursos humanos da Claranet em Portugal, sublinha que a Ciben foi mais uma parceira que uma fornecedora. A solução foi escolhida por responder a um critério base – a articulação com o módulo de recursos humanos do software Primavera, além de permitir adaptar às nossas necessidades da multinacional.
A mais-valia do portal para a área administrativa de recursos humanos centra-se na distribuição e consulta dos recibos de vencimento mensais, agendamento e aprovação de férias – tarefas que antes consumiam bastante tempo. A implementação do projeto durou cerca de 2 meses.
“Gostaria que o Portal de Colaborador pudesse nos próximos anos englobar a área de documentação de recursos humanos (ao nível de repositório de documentos pessoais e CVs), bem como integrar com a plataforma de avaliação de desempenho que é utilizada no Grupo Claranet”, indica Sónia Rato de Jesus.