Cisco lança nova suite de software analítico

A Cisco apresentou a nova suite, que contém um portfólio de soluções analíticas de dados. O portfólio inclui pacotes de software para trabalhar a capacidade analítica de dados, independentemente da localização.

Chama-se Cisco Connected Analytics para a Internet of Everything. A ideia é aproveitar o valor dos dados, que habitualmente fica guardado em bases de dados centralizadas. O modelo está a ser alvo de alterações e a ser modificado, como consequência de dados gerados de forma massiva pelas conexões da IoE.

De acordo com um estudo realizado pela Cisco, os decisores e responsáveis de TI sentem dificuldade em aceder a dados e interpretá-los, para que se tornem uma vantagem competitiva. 40 por cento dos inquiridos disse mesmo que essa dificuldade é o principal obstáculo para converter conexões entre processos, dados e pessoas em valor de negócio.

Ou seja, é precisa uma nova abordagem. Por isso, a Cisco combina redes e infraestrutura com virtualização de dados, para que seja mais fácil aceder a dados e extrair valor de negócio. Será possível combinar dados centralizados e altamente distribuídos com os dados criados e armazenados na Cloud, graças à Cisco Intercloud, a rede de ambientes Cloud interconectados da empresa.

A nova suite inclui uma aplicação para análise de eventos, a Connected Analytics para Eventos. Permite analisar, por exemplo, o comportamento de fãs num evento desportivo, monitorizando os dados sobre uso de dispositivos móveis e da rede WiFi, para entender quais as decisões feitas e otimizar a experiência dos fãs ou reforçar segurança em certas áreas.

Já no retalho são relacionados os dados de câmaras de vídeo das lojas, com os dados que já existem e relacionar com o stock. Os retalhistas podem dar mais atenção a sítios onde os clientes mais param ou zonas que precisem de reforço do stock.

A suite tem também soluções analíticas para TI, que permitem otimizar a instalação de novas capacidades de TI, para que as organizações possam diminuir os riscos com a cibersegurança.

Edzard Overbeek, Vice Presidente Sénior de Serviços da Cisco, afirma que “estamos a enfrentar uma nova transformação de mercado na qual o dispositivo remoto situado no extremo da rede se transforma numa ferramenta estratégica para compilar e partilhar dados, facilitando a tomada de decisões mais informada e proporcionando a melhor experiência possível para os consumidores; mas sem uma correta solução analítica, os dados são inúteis. Graças ao completo portfólio da Cisco e ao nosso amplo ecossistema de parceiros, temos a abordagem correta para impulsionar a inovação baseada na analítica e ajudar as organizações a transformar os dados em valor capaz de melhorar os resultados de negócio.”

Cátia Rocha

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

17 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago