Cisco investe em empresa de Internet das Coisas na nuvem

O investimento, feito através da divisão financeira Cisco Investments, premeia uma plataforma que é dirigida aos fabricantes de equipamentos e fornecedores de soluções para a Internet das Coisas. A Kii oferece a estas empresas uma forma de criarem soluções IoT de forma rápida, através da sua plataforma na nuvem, que reune as três camadas necessárias – dispositivos, serviços e aplicações.

A ideia é criar “soluções conectadas” com novas fontes de dados geradas na IoT, que são depois integradas em modelos de serviços na nuvem e aplicações analíticas para uma vasta gama de utilizações na “Internet de Tudo.” 

“Estamos muito entusiasmados por termos a Cisco Investments a entrar como investidora”, afirmou o CEO da Kii, Masanari Arai, no comunicado de divulgação do acordo. “O investimento da Cisco vai ajudar-nos a introduzir a nossa plataforma e várias soluções ‘Internet de Tudo’ em todo o mundo, e ajudar-nos a executar esta visão mais abrangente.”

Uma das vantagens para a Cisco é que as fontes de dados móveis e via Wi-Fi são enviadas em streaming para a Kii Cloud, podendo depois alimentar a plataforma móvel da Cisco. Com estas fontes adicionais, a Kii e a Cisco podem “oferecer experiências completas e ricas em dados aos consumidores, e criar ofertas móveis e experiências digitais de nova geração”, dizem as duas empresas.

Os modelos de implementação disponíveis na Kii são vários: nuvem pública, nuvem dedicada ou nuvem privada. Além disso, a empresa japonesa tem iniciativas viradas para os ecossistemas, o que é útil para a distribuição de soluções IoT nos canais dos retalhistas e operadores de telecomunicações.

“O desenvolvimento de soluções móveis e ‘Internet de Tudo’ requer um esforço multifacetado, e a plataforma backend é um dos ingredientes chave”, comentou Miyuki Suzuki, presidente da  Cisco Systems G.K. “Acreditamos que o nosso investimento na Kii vai ajudar a apoiar o desenvolvimento de uma plataforma que oferece a facilidade de utilização, funcionalidades e escalabilidade necessárias para trazer rapidamente soluções ‘Internet de Tudo’ para o mercado.”

As empresas não divulgaram o valor do investimento, mas é já o segundo que a Cisco dedica a uma empresa japonesa em pouco tempo.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

1 dia ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

4 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

5 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago