Cisco adquire Whiptail

A Cisco concordou pagar 415 milhões de dólares (cerca de 312 milhões de euros) em dinheiro pela aquisição da Whiptail, uma empresa que faz software para gerir “flash storage” em nuvem.

CiscoÉ um dos primeiros passos que a Cisco, conhecida empresa de networking, faz no que a armazenamento diz respeito mas a compra pode aumentar a tensão entre a Cisco e um importante parceiro: a EMC.

No último ano, a VMware, que é, na sua maioria, da EMC, pagou 1,26 mil milhões de dólares pela Nicira, uma empresa de networking da nova geração. O negócio colocou a EMC e a Cisco uma contra outra, uma vez que não só reduziu a necessidade por parte da EMC em relação aos produtos da Cisco, como também colocou as duas empresas em competição direta para vender equipamento aos seus clientes.

Ao comprar a Whiptail, a Cisco pôs “mais achas na fogueira”. A Whiptail faz software que permite aos clientes corporate gerirem facilmente grandes quantidades de “flash storage” em nuvem, uma área que a EMC se tem, tradicionalmente, destacado.

Paul Perez, general manager da Cisco Computing Systems Product Group, disse em comunicado que estão focados “em fornecer uma infraestrutura convergente incluindo computadores remotos, network e solid state de alta performance que vão ajudar nos requerimentos dos clientes para a nova geração de «computing environments»”.

Já Hilton Romanski, “Head of Mergers and Acquisitions” para a Cisco, afirma que o negócio não é uma forma para tomar a EMC. “Não temos intenção de entrar no mercado de storage”.

O negócio da Whiptail é o 12º este ano para a Cisco e, de acordo com a Dealogic, representa um custo total em aquisições de mais de 4 mil milhões de dólares, algo como 3 mil milhões de euros, só este ano. Nos últimos cinco anos, a Cisco gastou mais de 18 mil milhões de euros em 70 negócios.