CIONET elege blockchain como driver de inovação no setor financeiro

As tecnologias blockchain estão a ser exploradas e desenvolvidas a uma velocidade sem precedentes, apresentando níveis de adoção cada vez mais impactantes, as quais prometem revolucionar os processos de negócio no setor financeiro – nomeadamente banca de retalho, de investimento e mercados de capitais. Estas tecnologias estão a migrar progressivamente do seio de startups Fintech para as instituições financeiras tradicionais, o que brevemente causará alterações de fundo no contexto competitivo do setor.

A migração já está em curso e acontece em várias frentes. Estas são as tendências e preocupações sinalizadas pela associação de diretores de tecnologia:

Blockchain Apps: a utilização massificada destes apps irá transformar toda a lógica de processos de negócio no setor financeiro. As provas de conceito que as instituições bancárias tem testado com parceiros estão cada vez mais perto de se tornarem reais e massificadas, sendo utilizadas nos serviços financeiros que os bancos tipicamente prestam como pagamentos internacionais, liquidações comerciais, entre outras.

Bitcoin: Esta criptomoeda utiliza um sistema totalmente descentralizado, ou seja, peer-to-peer (P2P) o que torna todo o sistema “autorregulado”. É ironicamente “autorregulado” justamente por não haver regulamentação formal da criptomoeda, a qual já é utilizada como meio de pagamento em vários estabelecimentos, como por exemplo hotéis.

Regulamentação e Segurança: Apesar de ainda funcionar como travão para os casos de utilização atuais (tanto em blockchain como em bitcoin), as instituições financeiras que queiram implementar aplicações baseadas em cadeias de bloqueio irão exercer cada vez mais pressão sobre as entidades reguladoras. Estas tecnologias foram pensadas com o objetivo de aumentar a transparências dos processos financeiros e bancários.

Contudo, com o aumento da transparência surgem questões de segurança e privacidade de dados altamente complexas – um tradeoff  com soluções complexas quer ao nível tecnológico quer ao nível legal, diz a CIONET.

A organização irá anunciar em breve a data da edição de 2017 do evento “Lisbon Welcomes Fintech”.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago