Cionet divulga dicas para o otimização de custos de TI

A Cionet analisou, na sua rede, as melhores práticas e as principais estratégias de redução de custo. A comunidade de executivos de TI da Europa divulga agora sete estratégias para otimizar os custos.
As principais estratégias de redução de custos implementadas tanto por CIOs/CTOs como por CFOs foram alvo de análise da Cionet. Os CEO tiveram a oportunidade de avaliar a aplicabilidade das medidas.
Para ajudar o trabalho destes executivos, a Cionet identificou as sete estratégias de otimização de custos de TI para CEOs:
- Avaliar as capacidades de procurement: Verificar o nível de maturidade de baseline das compras. Apostar em especialistas de procurement de IT. Executar uma gestão proactiva e estratégica de vendedores e parceiros.
- Racionalização do Portfolio Aplicacional: Os custos com aplicações compõem uma das maiores fatias do orçamento de TI. A maioria das organizações focaram-se em aplicações de grande dimensão ignorando as vantagens de aplicações mais pequenas. A procura de aplicações está a aumentar substancialmente. Esta é a área onde existe maior conflito entre as variáveis velocidade e custo.
- Utilização do Zero Based Budgeting (ZBB): O ZBB é uma metodologia comprovada para fornecer visibilidade sobre “quem gasta o quê” e, finalmente para garantir a redução sustentável dos custos em toda a organização.
- Aumentar a Transparência Financeira das TI: Gerir melhor a oferta e a procura (gerindo as TI da mesma forma como se gere o negócio)
- Utilizar serviços cloud para economizar custos: O custo geralmente não é a principal prioridade para a utilização de serviços cloud. A gestão proactiva da procura interna é a chave para conduzir as economias de custos da cloud.
- Centralizar, padronizar e consolidar os serviços de IT: Muitas organizações criam contratos de gestão de serviços/outsourcing para acelerar e perceber os benefícios de tal abordagem, suportando assim uma estratégia de “chargeback” eficaz, tornando os serviços de TI mais fáceis de comparar.
- Criação de serviços partilhados de TI na sua empresa: Utilizado extensivamente para criar economias de escala, os Business Cases geralmente fazem uma rápida previsão de poupanças mais do que da realidade.
Segundo a Gartner, mais de 70% do orçamento de TI destina-se à gestão e manutenção das próprias TI, significando isto que apenas 30% são dedicados ao desenvolvimento de novas áreas de negócio, produtos e serviços. Em sistemas de informação, o software assume entre 20% e 30% do orçamento. Face aos números apresentados, a otimização de custos de TI é um tema, que segundo a Cionet, está no centro de pelo menos duas agendas – a do CEO e a do CIO.