A CIONET elegeu os melhores profissionais de Tecnologias de Informação e Comunicação durante o CIO Day’14. Alexandre Ramos, da Lusitania Seguros, Rui Gomes, do Hospital Fernando Fonseca, e Nuno Miller, da Farfetch, foram os vencedores da Eleição do CIO do Ano. A B!T falou com Rui Serapicos, managing partnet da CIONet Portugal, antes do evento que ocorreu no passado dia 20 de fevereiro.
Na categoria de Orientação para Cliente, a CIONET Portugal reconheceu Alexandre Ramos, diretor de TI na Lusitania Seguros e na NSeguros há mais de cinco anos e tem a seu cargo um departamento com mais de 35 colaboradores. O projeto que lhe valeu o reconhecimento pela CIONET consistiu na criação, pela primeira vez no ramo Segurador, da figura de extrato de cliente, associado a um conceito de venda cruzada assente em citérios de bundling.
Rui Gomes é CIO do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca EPE há também mais de cinco anos e foi o CIO eleito para a categoria de Orientação para Processos de Negócio. Rui Gomes foi o CIO responsável pela enorme restruturação levada a cabo no Hospital Fernando Fonseca (HFF) e que o colocou numa posição de destaque entre todos os hospitais públicos a nível europeu.
O projeto consistiu na implementação de um Processo Clínico Eletrónico (PCE), de forma transversal a praticamente todas as especialidades (mais de 30) e utilizável pelos diferentes profissionais de saúde e de apoio.
Nuno Miller, CIO da Farfetch, foi o vencedor da categoria de Orientação para Tecnologia. Com uma equipa com mais de 70 colaboradores e com 3 unidades de negócio sobre a sua gestão há quase 3 anos, Miller foi o responsável pela implementação de uma série de projetos que levaram a Farfetch à posição atual.
A Farfetch destaca-se entre as empresas de e-commerce por colocar produtos de mais de 300 lojas das melhores marcas, em mais de 140 países, ao alcance de alguns cliques. Entre os projetos levados a cabo pelo CIO destacam-se os projetos de desenvolvimento de software chave para o negócio, como Geo-pricing, Recomendações de Produtos no Portal e Gestão de Produtos Duplicados.
Ao nível da infraestrutura tecnológica foi feito um redesenho completo da arquitetura dos servidores. Este projeto permitiu suportar um aumento médio diário de visitas ao portal de 300%, com picos de cerca de 1000% e aumentar a disponibilidade de vários serviços de 99,5% para 99,95%.
Artur Loureiro, CIO da Sonae e vencedor da última edição do CIO do Ano reforça o mérito e importância da iniciativa. “A eleição da CIONET permitiu-me o contacto com profissionais de topo a nível internacional, uma partilha enorme e grandes aprendizagens. Portugal deve estar orgulhoso do trabalho que aqui se faz; a nível europeu temos resultados em várias áreas que me deixam bastante satisfeito. Tive ainda a oportunidade de partilhar com a comissária Neelie Kroes as minhas preocupações relativamente ao setor das TICs e dar o meu contributo à Comissão Europeia na definição de alguns pilares da Grand Coallition, o que foi uma enorme honra.”
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…