Face a esta situação, o papel dos CIO “poderá tornar-se muito mais limitado do que é hoje em dia, graças ao aumento de CDO de ambas as variedades (Chief Data Officer e de Chief Digital Officer) e da cloud”, afirma a vice-presidente da Gartner e analista Debra Logan.
Dado que a grande parte dos diretores digitais vem da vertente de marketing e vendas, é comum que estes partam, então, do posto de diretor de marketing. Não é tão frequente, contudo, a evolução de um CIO para o cargo de diretor digital.
Os CDO desempenham funções direcionadas, essencialmente, para o desenvolvimento de produto e para a inovação, pelo que optam pela utilização de dados para chegar aos seus consumidores.
Com esta renovação tem-se verificado um impacto dos novos “executivos digitais” no tradicional papel dos CIO. A função destes últimos passa por reduzir custos, tanto ao nível do seu departamento em específico, como ao nível da organização como um todo. Ou seja, os diretores de informação automatizam o material que pode ser automatizado, em vez de criarem valor pela inovação, à semelhança do que fazem os CDO.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…