Categories: Segurança

Ciberataques crescem em número e em grau de sofisticação

A nova geração de ataques cibernéticos, que incapacitam webistes e assoberbam datacenters, está a custar milhões e a levar ao limite a estrutura da Internet.

Ataques de Negação Distribuída de Serviços (DDoS) sempre tiveram o seu lugar entre os mais comuns na Internet, usando como recurso computadores sitiados de vírus para atacar websites até que estes não consigam mais dar vazão ao tráfego de data requerida.

Contudo, nas últimas semanas tem-se registado uma série de ataques cibernéticos que colocam estas práticas num patamar superior de gravidade.

A dez de fevereiro, a empresa de segurança da Internet Cloudflare revelou que protegeu um dos seus clientes de o que poderia vir a ser o maior ataque de DDoS registado até hoje.

No seu apogeu, a investida de quase 400 gigabites por segundo era cerca de 30 por cento maior do que o ataque de maiores dimensões registado em 2013, e constituiu uma tentativa de derrubar o website antisspam Spamhaus.

Passado um dia, um ataque DDoS à moeda virtual Bitcoin incapacitou-a de processar pagamentos.

No dia 20 de fevereiro, o Namecheap, a empresa de registo online, esteve temporariamente sobrecarregada devido a um ataque simultâneo aos 300 sites que regista.

A Meetup.com disse, na segunda-feira, estar a travar uma batalha contra um grupo de hackers que mantinha o site prisioneiro na dimensão offline e exigia um pagamento de 300 dólares pela restauração da sua operacionalidade. Resgate esse que o CEO da Meetup.com se recusou a pagar.

O diretor de tecnologia Jag Bains afirma que os ataques cibernéticos são cada vez mais sofisticados, para além de serem cada vez mais numerosos. Estas operações visam atacar as partes mais vulneráveis dos sites, porta de entrada para a restante plataforma.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

5 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

6 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

2 semanas ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago