A China mantém o seu primeiro lugar na lista de supercomputadores mais poderosos do mundo. Um sistema chinês revalida agora este título.
O Tianhe-2, sistema vencedor, foi construído no Centro Nacional de Super Computadores da China. O nome deste supercomputador significa “Via Láctea”.
Além do Tianhe-2 e dos cinco supercomputadores da IBM que fazem parte da lista dos dez mais rápidos, encontram-se outros dois na Alemanha, um na Suíça e outro no Japão. Portugal não tem nenhum sistema no Top 500.
O sistema chinês já tinha ganho o primeiro lugar na listagem anterior.
A classificação dos supercomputadores para este Top é feita através do desempenho das máquinas num teste que implica a resolução de um problema matemático, chamado sistema de equações lineares. Mas os computadores na lista não podem ter sido concebidos especificamente para esta resolução e têm de conseguir realizar outras tarefas.
Hans Meuer, da Universidade de Mannheim, lidera a lista que é elaborada por uma equipa de quatro estudantes universitários, sendo compilada duas vezes por ano desde 1993.
Os supercomputadores podem ser usados para diversas finalidades, como para fazer previsões meteorológicas e gerir sistemas financeiros complexos.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…