Categories: CyberwarSegurança

China prendeu hackers suspeitos de atacar empresas norte-americanas

A pedido de Washington, a China prendeu os indivíduos que as agências de inteligência norte-americanas consideram ser responsáveis por ataques às infraestruturas de empresas dos Estados Unidos, que resultaram na fuga de informações confidenciais, tendo estas sido, posteriormente, vendidas a empresas geridas pelo governo chinês. As informações foram avançadas pelo Washington Post, que cita fontes anónimas.

Esta “cooperação” aconteceu alguns dias antes de o Presidente chinês Xi Jinping se ter reunido com o congénere norte-americano Barack Obama para discutir o problema da ciberespionagem. Deste encontro puderam retirar-se algumas conclusões: as tensões entre as duas superpotências mantêm-se, a China continua a negar o envolvimento oficial em quaisquer atividades de ciberespionagem comercial e os Estados Unidos ameaçaram aplicar sanções económicas a Pequim se continuarem os ciberataques chineses contra as organizações norte-americanas.

De acordo com o jornal, as autoridades dos Estados Unidos esperam que o governo chinês avance com julgamentos contra os hackers capturados, visto que isso seria uma forma de dissuadir potenciais operações de cibercrime.

No entanto, segundo as fontes, Washington não está muito confiante de que esta demonstração de abertura à colaboração entre os dois Estados seja algo duradouro e suspeita que seja apenas uma forma de Pequim evitar ser atingida por sanções económicas.

Os movimentos do governo de Xi Jinping estão sob o olhar atento da Casa Branca e das suas agências de inteligência, pois, apesar do acordo de cooperação estabelecido na passada sexta-feira entre os dois países, a relação entre eles continua a ser ensombrada por uma densa nuvem de suspeita mútua.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago