Categories: Software

China continua a apertar o cerco à Internet

Uma vez mais a China conquista o seu lugar sob o foco das luzes da ribalta, mas não pela melhor das razões. As entidades censoras chinesas, foi hoje revelado, estão a investigar 52 websites, alguns dos quais sob a tutela do motor de pesquisa Baidu e do Youku Tudou, a plataforma de partilha de vídeos análoga ao Youtube, escrutinando a Grande Rede em busca de conteúdo violento ou sexualmente explícito.

Estas investigações surgem numa altura em que as autoridades chinesas asfixiam cada vez mais veementemente a Internet com medidas de controlo abusivo.

Em abril, o gabinete nacional anti-pornografia da China subtraiu uma série de licenças de publicações online ao site Sina.

Os mais recentes sites sobre os quais recaiu a sombra censora da investigação das autoridades reguladoras são, de acordo com a agência noticiosa oficial Xinhua, suspeitos de emitir material que apresenta conteúdo violento e impudico.

A Xinhua avançou ainda que os websites poderiam mesmo enfrentar acusações criminais caso fossem consideradas culpadas pelo organismo estatal responsável por todo o setor de media.

Também no mês de abril, esse mesmo organismo governamental proibiu a emissão online de vários programas televisivos norte-americanos, como o NCIS – Investigação Criminal e A Teoria do Big Bang, programas estes que não exibem conteúdos violentos, sexuais nem politicamente contestatários.

O escrutínio aos 52 sites, disse a Xinhua, faz parte de uma maior campanha do governo chinês que intenta expurgar da Internet todos os materiais moralmente ofensivos e politicamente perturbadores.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago