A Check Point divulgou uma lista de dez recomendações para travar a ameaçar crescente para que as PME vivem por parte dos cibercriminosos. A sua menor dimensão transforma-as em alvos mais acessíveis que, no entanto, possuem informação e recursos de grande valor para os atacantes.
A Check Point aconselha a que não se utilize passwords comuns, uma vez que as mesas representam a primeira linha de proteção em matéria de segurança. Proteger cada entrada é, também, fundamental: todas as vias de acesso à rede devem ser revistas, incluindo verificar passwords seguras em portáteis ou dispositivos móveis.
Uma outra forma de proteger a rede é dividindo-a em zonas e protegendo cada uma delas de forma adequada, delimitando as destinas a trabalhos críticos.
Muitas pequenas empresas não têm uma política de segurança. É necessário estabelecer uma política clara de uso para as páginas web e redes sociais. Também é preciso consciencializar sobre as redes sociais, uma vez que os cibercriminosos as usam para obter informação das pessoas e melhorar, assim, os rácios de sucesso dos seus ataques. É, também, importante encriptar tudo, assegurar-se de que todos os dados sensíveis estão encriptados.
Fazer uma manutenção regular da rede assegura a eficácia de todas as medidas. Isto implica verificar se os sistemas operativos dos portáteis e servidores estão em dia. Ao usarem sistemas cloud, as empresas devem assumir que o conteúdo que aí se coloca deixará de ser totalmente privado, logo, deve-se encriptar tudo antes de o enviar, incluindo cópias de segurança.
O acesso de administrador dá aos utilizadores maior liberdade mas estes privilégios são um risco para a segurança; não se deve permitir que os colaboradores utilizem privilégios de administrador no seu trabalhão diário.
Por último, deve-se assumir a tendência BYOD; criar uma política específica para o Bring Your Own Device e considerar, por exemplo, o reforço do bloqueio de passwords nos dispositivos dos colaboradores.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…