Numa era em que assegurar a privacidade de dados se torna mais urgente, a Check Point propõe algumas soluções de proteção.
Uma vez que um intruso se apoderou de uma rede, existe a possibilidade de uso abusivo de praticamente toda a largura de banda. Uma vez dentro de uma rede alheia é possível intersetar qualquer dado que o utilizador envia, assim como fazer com que o utilizador irrefletidamente aceda a sites maliciosos ou até mesmo ter acesso a outros equipamentos ligados à mesma rede de WiFi.
Uma vez estabelecido o acesso a uma rede, a sua exploração e uso é quase que infinita se se tiver conhecimento de como fazê-lo. A Check point sugere três passos que permitem assegurar a segurança da sua rede sem fios:
1) Encriptar a rede com WPA2, isto é, uma vez configurada a rede sem fios, tem a opção de ligar a encriptação. Para utilizadores domésticos a encriptação tornam-se mais importante e deve ser usada recorrendo ao WPA2.
2) Mudar as palavras-chave criadas por defeito, a maior parte dos routers são vendidos com palavras chave definidas pelo software de gestão, esta deve ser alterada imediatamente uma vez estabelecido o acesso ao gestor de rede. É igualmente importante alterar a password dos SSID (nomes das rede wireless configuradas no router) pré-configurada como forma de prevenção.
3) Por último, verificar regularmente quem está ligado à rede. Geralmente os software de gestão têm uma secção denominada de Device List que mostra o nome dos equipamentos ligados à rede, é crucial assegurar que se reconhece todos aqueles que estão conectados.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…