CEO da Uber não resiste à pressão e demite-se

O agora ex-CEO enfrentou um grande escrutínio nas últimas semanas, em virtude da investigação sobre a cultura e as práticas no local de trabalho da empresa que ele ajudou a criar em 2009.

“Eu amo a Uber mais do que qualquer coisa no mundo e, neste momento difícil da minha vida pessoal, aceitei o pedido dos investidores para deixar o cargo e de forma a Uber possa voltar ao desenolvimento em vez de se envolver em outra luta”, afirmou Travis Kalanick, em comunicado ao New York Times.

A saída do executivo “foi uma surpresa para todos” referiu um porta-voz da Uber. Mas a verdade  é que a empresa de capital de risco Benchmark, cujo um dos partners é Bill Gurley, um dos maiores acionistas da Uber e que tem lugar no conselho de administração, bem como os investidores First Round Capital, Lowercase Capital, Menlo Ventures e Fidelity Investments, pressionaram Kalanick a deixar o cargo.

O co-fundador da Uber estava já de licença sem vencimento por tempo indeterminado em virtude, quer da morte da mãe num acidente de barco há menos de 1 mês, quer das recomendações da investigação liderada por Eric Holder, ex-Procurador Público dos EUA, às práticas da empresa.

A investigação iniciada pela Uber foi resultado das queixas de assédio sexual reportadas por uma antiga colaboradora e as conclusões não foram positivas para a empresa, com recomendações de mais controlo e supervisão para que situações semelhantes não voltem a acontecer.

A partida de Travis Kalanick termina com um período tumultuoso para a maior empresa de mobilidade urbana que está avaliada em 68 mil milhões de dólares.

 

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

1 dia ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

2 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

6 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago