* Por João Rodrigues, vice-presidente do IT Business da Schneider Electric
Hoje, a generalidade dos utilizadores de smartphones tem um plano de dados associado, que permite o acesso móvel à informação digital alojada na internet. Por outro lado, os dispositivos de armazenamento de dados multiplicam-se em cartões de memória, discos externos e até Clouds como a Dropbox, Google Drive e iCloud, que permitem ao utilizador comum guardar os seus ficheiros online.
O mesmo acontece a nível empresarial, apenas a uma escala maior. A informação e processos operacionais das organizações são registados informaticamente como dados digitais. Esta imensa quantidade de dados, que circulam entre vários equipamentos profissionais, são geridos pelos centros de dados.
Os centros de dados representam, portanto, o coração de todo o tráfego de informação digital, que é processada, enviada e descarregada por múltiplos dispositivos. O recente fenómeno de aparelhos interligados a comunicar entre si, através de milhões de dados digitais que circulam em rede, conceitos designados por Internet das Coisas e Big Data, levanta naturalmente um acrescido desafio para os equipamentos que os processam.
Os centros de dados tiveram que acompanhar as necessidades do sector e tornaram-se tão mais importantes quanto a dependência face à informação corporativa armazenada em formato digital. Neste sentido, é evidente para todos que garantir o eficiente funcionamento destes novos protagonistas é decisivo para o bom funcionamento das comodidades a que nos habituámos, dentro e forma do ambiente profissional.
A eficiência, desempenho e rentabilidade dos centros de dados são valores fundamentais para qualquer empresa, bem como para qualquer utilizador que queira aceder a ficheiros online e ligar-se a outros aparelhos, à velocidade mais rápida possível, despendendo o mínimo de energia, sem que os equipamentos se desgastem.
Felizmente, esta novidade tecnológica, que pode parecer uma verdadeira revolução, para empresas experientes no setor trata-se apenas de uma evolução natural, para a qual existem já soluções avançadas e maduras.
Serviços especializados para centros de dados deixaram de ser noções exclusivamente técnicas e são hoje claramente incontornáveis. É seguro afirmar que a construção, gestão e manutenção eficaz de centros de dados é absolutamente central para o bom funcionamento das tecnologias de que dependemos. Na verdade, sempre foi assim, mas hoje não precisamos ser técnicos de IT para o saber.
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