Categories: Segurança

Centrais nucleares da Coreia do Sul foram alvo de ciberataque

O sistema informático da empresa operadora da infraestrutura nuclear da Coreia do Sul foi alvo de um ciberataque, colocando em questão a capacidade de Seoul para defender as suas próprias centrais, principalmente quando faz fronteira com um Estado rival.

De acordo com a empresa Korea Hydro and Nuclear Power e com o governo da Coreia do Sul, os hackers conseguiram somente deitar a mão a dados de menor relevância e que não existe qualquer ameaça efetiva às instalações nucleares do Estado sul-coreano, incluindo os seus 23 reatores nucleares.

Contudo, as circunstâncias em que ocorreu a investida cibernética são suspeitas, visto ter sido revelada poucos dias após Washington ter acusado a Coreia do Norte de orquestrar o ataque cibernético que devastou o sistema informático da Sony Pictures e que incapacitou a produtora cinematográfica norte-americana.

Apesar de Seoul dizer que não existem quaisquer ameaças iminentes à segurança do país, especialistas afirmam que a integridade dos reatores nucleares poderá estar em xeque.

Suh Kuneyull, membro da Universidade Nacional de Seoul e especialista em design de reatores nucleares, comentou que este incidente evidencia a fragilidade da segurança dos sistemas informáticos e que o completo bloqueio de um ataque desta natureza pode revelar-se irreal.

Apesar do governo estar a investigar o caso, não foi ainda revelada qualquer conclusão.

Seoul, em 2013, acusara o Norte de lançar uma série de ataques cibernéticos contra entidades bancárias e emissoras sul-coreanas.

O Ministério do Comércio, da Indústria e da Energia da Coreia do Sul mostrou-se confiante face às defesas das suas centrais nucleares e a sua capacidade para bloquear ciberataques que possam inviabilizar os reatores.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago