CE atribui ERIC a duas infraestruturas com participação portuguesa
A Comissão Europeia atribuiu o estatuto ERIC, “European Research Infrastructure Consortium”, a quatro infra-estruturas de investigação, duas delas com participação portuguesa.
De acordo com um comunicado da CE, a decisão “simplifica os seus procedimentos de gestão e permite mais avanços na sua investigação”.
As infraestruturas com participação nacional são a European Clinical Research Infrastructures Network (ECRIN), na área da investigação clínica multinacional que envolve 14 países, onde está incluída a Universidade Nova de Lisboa, e terá a sua sede na capital francesa, e a European Social Survey (ESS), uma base de dados online para análise das atitudes públicas ao longo do tempo e em 36 países, terá a sede em Londres.
Portugal participa no ESS há quase 12 anos, através do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.
A Biobanking and Biomolecular Resources Research Infrastructure (BBMRI) e a European Advanced Translational Research Infrastructure in Medicine (EATRIS) são as outras duas infraestruturas ERIC.
Este estatuto ERIC existe desde 2009 e é um instrumento legal para a agilização na criação de infraestruturas europeias.