Católica Porto lança formação centrada na proteção de dados
O curso oferece análise multidisciplinar das mudanças ocorridas na área e destaca proteção de dados no contexto de evolução digital e globalização.
A Escola de Direito da Universidade Católica Portuguesa – Porto lança, a 30 de junho, uma formação avançada centrada no Novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, mais conhecido pela sua sigla GDPR .
O curso pretende fornecer uma componente teórica sobre a definição de tratamento e proteção de dados e, ainda, uma visão prática e abrangente das mudanças introduzidas pelo Regulamento 2016/679 da União Europeia, ao nível da proteção das pessoas quanto ao tratamento e livre circulação de dados pessoais. Além disso, concilia o conhecimento de professores universitários com a experiência de especialistas das áreas do Direito e das novas tecnologias da informação, destacando-se o nome de Filipa Calvão, Presidente da Comissão Nacional de Proteção de Dados.
A formação avançada apresenta, ainda, um programa que permite desenvolver competências num contexto de evolução digital e de globalização, focando, por exemplo, o direito à privacidade e identidade pessoal ao nível das transferências internacionais de dados ou do comércio eletrónico. O estudo concreto dos princípios de tratamento de dados, as respetivas condições de legitimidade, o regime sancionatório, os direitos dos titulares dos dados e os principais desafios na aplicação das novas regras são outras das áreas abrangidas pelo curso.
O programa, que terá lugar no campus Foz da Católica Porto, decorre durante dois fins de semana – 30 de junho e 1 de julho e 7 e 8 de julho – e é coordenado por Marta Portocarrerro. As candidaturas estão abertas e podem ser realizadas aqui.